• Mulheres na política: A hora é agora

Mulheres na política: A hora é agora

15 Set, 2017 16:44:02 - Artigo

Florianópolis (SC)

2080 é o ano em que alcançaremos a igualdade de gênero na política brasileira se não fizermos nada para mudar a situação. Embora seja a maior parte da população, as mulheres ocupam somente 10% dos cargos eletivos do país. Estamos em 124ª posição em um ranking da ONU que classifica 188 países em relação à participação de mulheres na vida pública. A ausência de líderes políticas é um desperdício de capacidade profissional e de inteligência emocional. Elas são a reserva moral e profissional necessária para um processo político mais justo e avançado. Embora mais estudadas que os homens, as mulheres não ocupam seus lugares de direito por motivos diversos, entre eles preconceito e desigualdade de concorrência. Além disso, nossos modelos tradicionais de trabalho são pouco acolhedores à rotina de quem tem que conciliar diversas atividades paralelas – o que, aliás, é um dos diferenciais femininos mais fortes. Mas, apesar dos entraves, há muitas mulheres motivadas a participar da política e colaborar com suas ideias. E existe uma maneira de, em curto prazo, triplicar a representação delas na política brasileira.

O Projeto de Lei de Iniciativa Popular “30% Eleitas” (30eleitas.com.br) assegura a reserva de 30% das vagas para as mulheres nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado. É uma forma de mudar a legislação para que, ao invés de somente vagas, tenhamos mandatos garantidos. Hoje, apenas a Lei Eleitoral 9.504/1997 exige o cumprimento de cota de 30% das candidaturas de cada partido ou coligação para mulheres disputarem as eleições. Mas isso não basta como instrumento de mudança.

Com apoio popular, porém, é possível trazer novas representantes da população para a política por meio de uma porta de entrada efetiva. Para que o Projeto possa ser apresentado à Câmara dos Deputados, são necessários um milhão e meio de assinaturas de cidadãos distribuídos por pelo menos cinco Estados. Eu acredito na capacidade feminina de oxigenar o processo político e dar novos rumos à nação. Se você também acredita, informe-se e divulgue essa iniciativa. A política precisa se reinventar e as mulheres têm os requisitos para conduzir essa mudança.

TEXTO/ GELSON MIRISIO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE