• Mulheres de Içara usam artesanato para promover solidariedade

Mulheres de Içara usam artesanato para promover solidariedade

14 Nov, 2018 16:06:49 - Variedades

Içara (SC)

A descoberta de uma doença nunca é fácil. Mas para um grupo de mulheres, elas encontraram forças para encarar o câncer de mama e por meio do artesanato, elas desenvolvem trabalhos, que além de bonitos, servem também para fomentar a renda e acrescentar o conhecimento. Em Içara, um grupo composto por oito mulheres se reúne todas as semanas, visando aprender e desenvolver peças. Com o natal chegando, as peças em alusão a data estão cada vez mais diversificadas.

As aulas que começaram a ser oferecidas para as mulheres que participam da Associação Amigas do Peito de Içara (AMPI) em março de 2017 são de responsabilidade da professora e voluntária da Rede Feminina de Combate do Câncer de Içara, Olga Beatriz Biléssimo Rosa. Segundo ela, desenvolver essas atividades mostra que elas podem superar as dificuldades através da arte. “Elas são guerreiras que passaram por dificuldades e hoje fazem parte das nossas aulas, onde a cada semana, elas aprendam cada vez mais”, comentou.

Uma vez por semana, às quartas-feiras, das 18h às 20h30min, a sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI) se torna um espaço voltado para o artesanato. “Elas se entusiasmam aqui conosco, busco participar de feiras em outras regiões para trazer novidades todas as aulas”, complementou a professora Olga. 

Amor a arte 

A superação da dificuldade mobilizou a aposentada Rita de Cássia Savi. Aluna de artesanato, ela considera que as aulas melhoraram também o seu modo de ver a vida. “Eu me sinto realizada aqui com as meninas, aprendemos muitas coisas boas de fazer e toda semana tem novidades que aprendemos a fazer”, comentou.

Já a também aposentada Nádia Durante destacou que as amizades fazem a diferença na hora de confeccionar os objetos. “Nos conhecemos há tempos e aqui reforçamos ainda mais a nossa amizade. Eu sinto orgulho cada vez que finalizamos uma peça”, afirmou. 

As novidades natalinas também encantaram a dona de casa Janice Vieira. Segundo ela, as peças reforçam ainda mais o espírito de natal. “Fazemos um lindo trabalho, onde podemos dar de presente, vender e reforçar ainda mais o nosso trabalho”, disse. 

Peças comemorativas

Com atividades o ano todo, as mulheres que participam do grupo desenvolvem peças em todas as datas comemorativas do ano. Dia das mães, dos pais, dos namorados, entre outros, estão na lista de presentes confeccionados por elas. 

Para o Natal, já foram desenvolvidos papais noéis, anjos, bolas de natal e prendedores especialmente para a data. “Buscamos sempre pensar nas crianças, famílias e tudo aquilo que traz um ar natalino para as casas, proporcionando peças de boa qualidade”, disse Olga. 

Solidariedade

As peças desenvolvidas também vão colaborar com um natal mais feliz para comunidades carente da região. Além de Içara, comunidades de Balneário Rincão também vão receber doações das alunas.

A intenção das alunas é também visitar hospitais na véspera de natal e entregar papais noéis para as crianças que estão hospitalizadas. “Natal é envolver todas as pessoas através do amor e por isso pensamos nessas ações, onde as alunas decidiram doar algumas peças que elas fizeram. Ficamos felizes com esse gesto”, finalizou a professora Olga. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE