• Muita falta de pacientes na Unidade Central de Jacinto Machado

Muita falta de pacientes na Unidade Central de Jacinto Machado

15 Mai, 2018 11:24:27 - Geral

Jacinto Machado (SC)

Somente no mês de abril, na Unidade de Saúde Central de Jacinto Machado, das 700 consultas agendadas, aproximadamente 200 delas não foram realizadas, pois os pacientes faltaram. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o transtorno causado pelo alto índice de faltantes, ou seja, quando a pessoa marca uma consulta não comparece na data agendada.

Para o responsável pela administração da Secretaria de Saúde, Adilson Piva, isso atrapalha muito o fluxo de trabalho, porque a Saúde deixa de atender quem realmente precisa. Ele explica ainda que, se houver a necessidade de faltar, que seja avisado com antecedência para que seja substituído por outro paciente da fila.

O  índice médio de faltas de pacientes em consultas com clínico geral, na Unidade Central, é de 23%, ou seja, um a cada quatro agendamentos não é cumprido. Nos especialistas, neste mês, houve sete faltas no cardiologista, 16 faltas no ginecologistas, 26 no pediatra e 49 no nutricionista. Nessas especialidades, são realizadas 240 consultas mensais. Já no clínico geral, são atendidos 450 pessoas/mês e houve um registro de mais de 100 faltas.

Segundo o secretário de Saúde Francisco de Assis Aguiar, o Sy, o maior problema é que as faltas tiram o lugar de usuários que realmente necessitam. "Por ser um serviço gratuito, não há comprometimento. Também falta consciência do quanto o cuidado com a saúde é necessário."

Além da remarcação das consultas, procedimento que aumenta a fila de espera, as ausências interferem tanto na agenda dos médicos, quanto na disponibilidade de funcionários.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança