• Incluídos poderão receber a vacina a partir de segunda-feira (2), nas Unidades de Saúde de Criciúma.

Mudanças no sistema nacional de vacinação contra Meningite C e HPV

02 Jan, 2017 14:50:39 - Saúde

Criciúma (SC)

Visando a prevenção da proliferação, novas classes foram inseridas no calendário nacional de vacinação contra Meningite C e HPV (Human Papiloma Virus). A vacina contra o HPV, antes somente destinada a meninas, a partir de 2017 será disponibilizada também a meninos de 12 e 13 anos. Já contra a Meningite C, adolescentes de 12 e 13 anos poderão receber as doses. Os incluídos no Programa Nacional de Vacinação poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, a partir da próxima segunda-feira (2). 

A vacina contra o HPV protege de 4 subtipos frequentes do vírus (6, 11, 16 e 18), sendo aprovada em 133 países e tendo o Brasil como o primeiro da América Latina e o sétimo do mundo a inserir no programa nacional. “Ela apresenta 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Aplicando duas doses com intervalo de seis meses basta para proteger uma pessoa. Todas as UBS foram abastecidas e ainda temos mil doses reservas”, explica a técnica em Enfermagem, Kelli Barp Zanette. “Não é apenas uma campanha, os meninos foram incluídos no calendário de vacinação por tempo indeterminável”, enfatiza. A vacina previne os cânceres de útero e vulva nas mulheres, o câncer de pênis em homens e cânceres de boca, orofaringe e ânus, além de verrugas genitais em ambos os sexos.

Realizado em crianças de 3 meses, 5 meses e 1 ano, a vacina contra a Meningite C será disponibilizada a adolescentes para aumentar a prevenção da doença. “Tanto para quem recebeu as vacinas nessas idades, quanto a quem nunca recebeu, a aplicação será em dose única. As crianças que já se vacinaram será um reforço contra a bactéria”, relata. “Os resultados mostram que a vacina tem uma efetividade alta, com redução drástica no número de casos. Ela proporciona uma proteção diária contra a doença, e ainda, causa o efeito rebanho, que é quando protege as pessoas em sua volta”, afirma. Essa vacina possui um estoque reserva de 2 mil doses.

Nos início do mês, o setor de Imunização de Criciúma realizou uma capacitação com os vacinadores e enfermeiros repassando as novas informações. A faixa etária de quem receberá as vacinas aumentará gradativamente até 2020 quando crianças de 9 a 13 anos também poderão receber as doses.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE