• Mudanças na legislação viram oportunidades de negócios

    Empreendedores atentos as alterações das leis possibilidade de inovar e potencializar o crescimento do negócio "

Mudanças na legislação viram oportunidades de negócios

20 Abr, 2018 14:12:29 - Economia

Florianópolis (SC)

Quem já não ouviu a expressão “juntar a fome com a vontade de comer”? A menção cabe perfeitamente na história do engenheiro Lázaro Malta, 57, CEO da Ahgora Sistemas. Fascinado por tecnologia e com muita vontade de empreender, a grande sacada de negócio surgiu em 2009 com a publicação da Portaria 1510, também conhecida como “Lei do Ponto Eletrônico”, decretada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A medida regulamentou o uso do Ponto Eletrônico, que até então não era obrigatório, tornando mais moderno e rígido o controle da jornada de trabalho. 

“Vi um grande potencial de aplicar as tecnologias que eu já dominava direcionando-as para atender a esta mudança, que na verdade se tornou uma demanda. Na época, saímos na frente da concorrência em termos de tecnologia, ao desenvolver o primeiro registrador eletrônico de ponto IoT (Internet das Coisas) homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)”, relembra Malta.

Mudanças nas regulamentações costumam abrir oportunidades para novos negócios. Isso ocorre porque essas reformulações na lei provocam alterações no cotidiano que obrigam a sociedade a se adaptar ao novo formato. “Os empreendedores precisam treinar o olhar para visualizar melhor as oportunidades, que estão a todo lugar. As mudanças nas leis são um bom exemplo disso”, comenta Alexandre Souza, gestor do Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC que oferece capacitação para empresas nascentes em tecnologia. “É necessário ficar atento às necessidades que podem surgir decorrentes dessas mudanças e  de que forma é possível tirar proveito disso oferecendo soluções que ajudem na adaptação às alterações e assim oferecer produtos  capazes de agilizar os novos processos”, complementa. 

Em 2001, por exemplo, ameaçado por uma forte crise no abastecimento de energia elétrica, que encontrou seu ápice nos apagões de energia no Brasil, o Governo Federal necessitou reorganizar e certificar quais eram os players e demandas e, de forma emergencial, convocou a B3, antiga Bovespa – Bolsa de Valores para promover a negociação de excedente de energia. A Paradigma Business Solutions foi contratada nesse momento em caráter de urgência para, em um prazo de 17 dias, desenvolver a plataforma de negociação e disponibilizar para toda a cadeia. Essa missão foi cumprida com êxito e a tecnologia da Paradigma colocou o País na era digital da negociação eletrônica de energia com a plataforma Paradigma WBC Energy. Por sua funcionalidade, a solução passou a ser utilizada, desde então, em todos os mega leilões coordenados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e que até hoje utiliza a ferramenta para gerir a oferta e demanda de energia no país.

"No momento de crise da energia no Brasil, a Paradigma foi chamada pela sua experiência em negociação. A partir desse momento, mergulhamos nesse mercado e hoje nossa liderança em soluções para o setor está muito além dos leilões de energia, onde nos últimos seis meses foram negociados na Plataforma Paradigma WBC Energy mais de 225 MW médios em leilão apenas para o Mercado Livre. Temos uma plataforma completa para gestão e negociação desde geradores, distribuidores, comercializadores e até o mais novo comercializador varejista, ou seja todo o ciclo, contemplando o risco que está atendido pelas nossas soluções. Estamos atentos às mudanças de mercado e na constante de inovação e especialização seguimos nos parcerizando com empresas reconhecidas pelo mercado como PSR, TR Soluções, Salesforce e Serasa", afirma a CEO da Paradigma, Andréa Boudeville.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE