• MPT chama sindicatos para negociação dos hospitais

MPT chama sindicatos para negociação dos hospitais

14 Mar, 2018 15:14:53 - Geral

Criciúma (SC)

Após solicitação dos trabalhadores da saúde, o Ministério Público do Trabalho (MPT) chamou a direção dos sindicatos dos trabalhadores e patronal para a negociação dos hospitais. A reunião de intermediação conciliatória acontece dia 15 de março, às 14h, na sede do MPT em Criciúma. São cerca de 4 mil trabalhadores distribuídos em 15 hospitais de Criciúma e região. “Nós esperamos que eles sejam complacentes com a categoria e, tomem as decisões pautada nos direitos históricos. Não iremos aceitar a redução dos benefícios dos trabalhadores garantidos nas demais negociações”, explica o presidente do
 Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), João Martins Estevam.

Entenda o caso

Nas Assembleias realizadas no mês de setembro de 2017 nos hospitais e na sede do Sindicato os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicação que foi entregue em seguida ao Sindicato Patronal. No dia 20 de novembro na rodada de negociação a direção rejeitou na mesa a proposta patronal que oferecia somente o INPC de 1,83% e a retirada de várias cláusulas conquistadas com muita luta ao longo de quase 10 anos. E, posteriormente foram efetuadas novas Assembleias com a aprovação da greve a partir de 27 de novembro. 

Interdito cancela greve

No dia 27, o sindicato patronal entrou com interdito proibitório preventivo e, antes de iniciar a greve garantiu, com uma liminar na justiça, que o movimento grevista deveria manter 100% das atividades em praticamente todos os setores e 70% em apenas algumas atividades como as administrativas. Ainda mais: Os integrantes do Sindicato deveriam ficar a uma distância de um quilometro das portas dos hospitais. A Assessoria Jurídica do Sindisaúde conseguiu cassar essa decisão, porém, eles ajuizaram um novo interdito e ganharam praticamente nos mesmos termos. Assim, na prática, os trabalhadores ficaram impedidos de realizar a greve. Nesse período o sindicato então solicitou ao Ministério Público do Trabalho para intermediar a negociação.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal