MPSC e órgãos de segurança pública irão intensificar fiscalização na Lagoa da Conceição

14 Mar, 2019 14:48:52 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

As ações de segurança e de fiscalização nos estabelecimentos comerciais na Lagoa da Conceição, no Leste de Florianópolis, serão intensificadas. A medida foi estabelecida na tarde desta quarta-feira (13/03) pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em conjunto com representantes da Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Superintendência de Serviços Públicos (SUSP), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, do Fórum de Turismo de Florianópolis e da Câmara de Vereadores, após reunião com moradores e donos de bares e restaurantes da região.

"A segurança na Lagoa da Conceição é um assunto que já é discutido há tempos pelo Ministério Público e a nossa intenção sempre é trazer melhorias para o bairro, mas não de forma impositiva, e sim em discussão com a sociedade, com a população local e com os proprietários dos estabelecimentos comerciais. Por isso realizamos essa reunião, como uma mesa redonda, para efetivamente ouvir a população e colher seus depoimentos", comentou o Promotor de Justiça Daniel Paladino, que conduziu a reunião.

Uma força-tarefa formada por Ministério Público, Polícias Civil e Militar e Secretaria Municipal de Segurança Pública já está realizando ações nos locais com maior incidência de perturbação. A ideia, agora, é fazer operações periódicas para combater a perturbação ao sossego e até o tráfico de drogas relatado pela população.

Na reunião também foi reforçado que as vistorias para fiscalização dos alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais da região serão intensificadas. Em 2013, o MPSC firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o assunto com Polícia Civil do estado, Polícia Militar, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), 10ª Delegacia da Polícia da Capital, Gerência de Fiscalização de Jogose Diversões e Bombeiros Militares, o qual ainda está em vigor.

O TAC estabelece os horários limites de 2 horas da manhã para bares e restaurantes e de 4 horas da manhã para casas noturnas, prevendo inclusive punições em caso de descumprimento. Contudo, além do horário, os estabelecimentos também devem respeitar o tipo de venda que são autorizados a realizar, bem como as limitações relacionadas ao som, que são regularizadas pela FLORAM.

"O que nós temos que observar é que alguns estabelecimentos estão funcionando sem qualquer tipo de alvará, sem regularização mínima. Outros têm alvará para vender revistas e estão vendendo bebida alcoólica, por exemplo. É necessário que os alvarás sejam revisados para que se adequem efetivamente ao seu funcionamento e às leis em vigor", comentou Paladino.

REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Ainda no encontro, um representante do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) apresentou o projeto de revitalização do "centrinho" da Lagoa da Conceição e da Avenida das Rendeiras, feito pela Prefeitura. O projeto prevê a construção de ciclovia e de passeio público, reformas na acessibilidade e na sinalização, dentre outras mudanças que melhorar o tráfego urbano, privilegiando pedestres e ciclistas.

Uma das questões mais debatidas pelos presentes foi a diminuição das vagas de estacionamento, atualmente disponíveis em toda a orla da Lagoa. Mesmo assim, a maioria dos moradores e comerciantes concordou que o projeto trará melhorias. O projeto está em fase de licitação e a previsão é de que as obras iniciem em breve e sejam concluídas até o final deste ano. O MPSC se comprometeu a acompanhar todo o processo de revitalização.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE