• Motivados a ensinar professores se reinventam em tempos de quarentena

    Com desafios diários, aulas são realizadas online para que estudos não sejam prejudicados

Motivados a ensinar professores se reinventam em tempos de quarentena

11 Mai, 2020 20:59:38 - Educação

Criciúma (SC)

Reinvenção é a palavra da vez para os professores da Satc. Isso porque, em tempos de quarentena, as salas de aula se tornaram telas de computadores, o olhar nos olhos já não existe mais e os ensinamentos são gerados, unicamente, em frente a uma câmera. Eles, agora, têm outros cargos. Além de professores, são técnicos de informática, atores e até mesmo blogueiros. Novos desafios, que surgem e estão sendo enfrentados dia após dia.

Para que os alunos não fossem prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, os professores se adaptaram em plataformas digitais, criando aulas virtuais. Uma mudança que, de início, pareceu impraticável. “Com o passar dos dias, a preparação das aulas se tornou um pouco mais fácil. Fizemos inúmeros testes até encontrarmos a melhor maneira de levar conhecimento para os alunos neste período”, conta a professora de Química dos cursos técnicos e da Faculdade Satc, Débora de Pellegrin Campos.

A adaptação às novas tecnologias foi só o início. Além de perderem a vergonha para falar em frente das câmeras, outro desafio foi encontrar formas de atrair a atenção dos estudantes e gerar interação sem que eles estejam presentes. “Como os alunos estão utilizando os seus computadores pessoais, pode ser que em algum dia não tenham o computador livre ou que tenham algum problema com a instabilidade da internet”, pontua Débora.

Para instigar o engajamento dos alunos, mesmo que de forma virtual, a criatividade é fundamental. O professor de Design da Faculdade Satc, Davi Denardi, criou o próprio site para facilitar a troca de informações durante as aulas. “Nós estamos acostumados com a sala de aula, a trabalharmos com o ‘ao vivo’... Agora, a realidade é o extremo oposto. Criar o site foi uma forma de adaptar as práticas do cotidiano para o universo digital, onde publico meu material e troco ideias com os alunos”, informa.

Para ele, o professor precisa cumprir o propósito de transportar conhecimento, independe da ocasião. “A função de professor vai mudar bastante, vamos ter que esquecer um pouco essa coisa toda da sala de aula e pensar mais em estratégias online, mesmo depois que essa situação passar”, ressalta.

Um novo olhar para a profissão

A Covid-19 trouxe, para todos, dias difíceis e inúmeras perdas. Mas, em contrapartida, surgiu também a oportunidade de enxergar a profissão de outra forma. Para o professor dos cursos de Engenharia da Faculdade Satc, Pascoal Meller Neto, é nas dificuldades que se compreende a importância de ajudar ao próximo.

“Nós, professores, temos em mente que estamos contribuindo não só na mudança da vida profissional, mas também pessoal do acadêmico e, portanto, nessas horas, a união e a troca de informação mesmo que de maneira virtual, contribui para que todos revejam seus conceitos e contribuam na superação dessa crise”, ressalta.

Neto, assim como Denardi, Débora e, certamente, todos os outros profissionais da educação, acredita que a área profissional é apenas uma de todas as outras que vão ser enxergadas de forma diferente de agora em diante: “Todos nós estamos repensando os ‘valores’, não digo o financeiro, mas os ‘valores’ pessoais, éticos, de convivência, ou da falta de convivência, estamos vendo a vida de forma diferente e talvez isso seja muito bom para o futuro”.

Segundo Débora, o coronavírus também ensinou que não se deve desanimar diante dos empecilhos que aparecerem no caminho. “Devemos aproveitar esse momento para nos desafiarmos e crescermos ainda mais. E isso seve tanto para a vida pessoal, quanto para a parte profissional”, destaca.

Para o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan, é gratificante ver a dedicação, a doação e o esforço dos professores para que as aulas aconteçam. “É tudo muito novo e desafiador, mas eu gostaria que a gente não perdesse essa energia. Que a gente continue se motivando e se ajudando para superar juntos essa fase”, aponta.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE