• Mostra fotográfica convida a refletir sobre os Direitos Humanos

    Exposição de alunos de Artes Visuais Unesc está aberta ao público

Mostra fotográfica convida a refletir sobre os Direitos Humanos

22 Nov, 2016 14:49:01 - Variedades

Criciúma (SC)

Ao entrar na Sala Edi Balodi da Unesc, o visitante é convidado à reflexão. Nas paredes, imagens produzidas a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, arrematadas com frases de pensadores, músicos e escritores, mostram a realidade de desrespeito ao ser humano, nas formas do preconceito e da violência – física e psicológica. O cenário faz parte da exposição “Direitos Humanos Fotografados”, aberta na noite desta segunda-feira (21/11). A mostra foi criada por alunos da quinta fase do curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade a partir de estudos sobre Direitos Humanos, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Maria da Penha.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, o tema abordado na exposição é de extrema relevância e não há possibilidade das pessoas ficarem passivas ao que está acontecendo diariamente. “Estes trabalhos trazem essta reflexão sobre o que estamos vivendo. O ser humano está sendo reduzido e cada um de nós precisa fazer algo para mudar isso”, afirmou.

A coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), Viviane Kraieski de Assunção, lembrou que a arte também tem o papel de fazer pensar, chamar a atenção, discutir questões relevantes para a sociedade. Comentou ainda que a Sala Edi Balodi é, além de um espaço para exposições, um local de aprendizado e formação acadêmica.

O coordenador do curso de Artes Visuais da Universidade, Marcelo Feldhaus, agradeceu ao empenho dos alunos e dos professores envolvidos e comentou que o processo de criação das imagens esteve fortemente ligado à forma como cada estudante reagiu ao desrespeito e violação dos direitos mais básicos do ser humano. O professor da disciplina de Ensaios Fotográficos, Sérgio Honorato, responsável pela exposição, afirmou que o conhecimento é a chave para o respeito.

Juliana Ribeiro da Silveira, representou os autores das imagens e disse que os acadêmicos se dedicaram ao trabalho para que o resultado tocasse as pessoas.

A mostra é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação via edital de Inovação Pedagógica, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), por meio do curso de Artes Visuais – Bacharelado.

A visitação pública permanece até 6 de fevereiro de 2017. Visitas mediadas à exposição podem ser agendadas pelo telefone (48) 3431-2778 ou pelo e-mail artesvisuais@unesc.net.

Artistas participantes:

Adriano Biz Mezari, Alessandra Barbosa Da Rosa, Alice Da Silva Meis, Aline Delavechia Rodrigues, Ana Paula Gallas Fernandes, Ane Caroline Bonazza Batista, Camila Paz Da Cruz, Débora Bitencourt De Oliveira, Eduardo Pioner Peixoto, Iolanda Luiza Vitoria Maciel Peres, Josileyne De Oliveira, Juliana Ribeiro Da Silva, Kianny Colle Von Wangenheim, Lucas Borges Da Silva, Marcos Paulo Da Silva Costa, Maria Cristina Pacheco Teixeira, Marine Spader Daniel, Oniela Machado João, Paloma De Souza Marques, Thuany Bittencourt Oenning, William Fernandes Bombazaro.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal