• Morte é tema de palestra no teatro Elias Angeloni

    Evento ocorre nesta quarta-feira, dia 17, com representantes religiosos

Morte é tema de palestra no teatro Elias Angeloni

15 Ago, 2016 15:34:05 - Variedades

Criciúma (SC)

Os mistérios e os cuidados do morrer serão abordados em um evento promovido pela Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Criciúma nesta quarta-feira, dia 17. Com o tema: “De quem é a vida afinal? Discutindo a vida, a morte e o morrer” o encontro será realizado no teatro Elias Angeloni pelo médico geriatra da instituição, Álvaro Alberto Barcelos Junior. A palestra, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, contará também com a presença dos representantes das religiões católica, luterana e espírita.


O evento é voltado para profissionais da saúde e para toda comunidade. De acordo com a psicóloga do Hospital Unimed, Vânia Gusmão, o encontro tratará a relevância da abordagem humanística, pautada na valorização da vida e no entendimento da morte como condição natural, centrada no indivíduo e na família. A Comissão de Cuidados Paliativos da instituição trabalha no sentido de minimizar o sofrimento físico, psicossocial e espiritual do paciente.

Segundo o geriatra, a ideia é tocar as pessoas sobre um tema difícil e uma das únicas certezas da vida: a morte. “Estarão presentes as religiões mais tradicionais na nossa região, levando em consideração que neste estágio da vida muitas pessoas recorrem a fé como maneira de confortar a dor da perda”, frisa. Barcelos fará uma introdução sobre a morte e, posteriormente, será aberta uma mesa redonda para debater este que é um processo natural da vida.

O evento é o terceiro organizado pela Comissão de Cuidados Paliativos que conta com médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, farmacêutica, representantes das áreas administrativas e técnicas de enfermagem.

Inscrições – Para participar da palestra basta o interessado fazer sua inscrição no site do Hospital Unimed Criciúma e comparecer ao local com um quilo de alimento não perecível.

Saiba Mais - No ano de 2002 a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a abordagem de Cuidados Paliativos como tratamento e auxílio na melhora da qualidade de vida de pacientes e familiares mediante a doenças que ameaçam a continuidade da vida, buscando o alívio para o sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, busca pela autonomia e pela manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar.

Para tanto é necessário avaliar e controlar de forma minuciosa, não somente a dor, mas todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE