• Morro da Fumaça recebe nova ambulância zero quilômetro

    Município possui apenas um veículo do tipo com cerca de 20 anos de uso

Morro da Fumaça recebe nova ambulância zero quilômetro

08 Dez, 2016 16:04:50 - Geral

Morro da Fumaça (SC)

Morro da Fumaça é uma das seis cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) contempladas pelo Governo do Estado com uma ambulância zero quilômetro. O veículo foi doado através do Fundo Catarinense de Apoio à Saúde (Investsaúde) e foi recebida pelo vereador Miguel Zaccaron Darolt (PSD). “Eu tinha algumas prioridades quando assumi a Secretaria de Saúde, em 2013 e uma delas era a conquista de uma nova ambulância, já que a utilizada pelo município atualmente tem cerca de 20 anos”, enfatiza Darolt.

Com a aquisição do novo equipamento, o atual veículo do município deverá ficar à disposição da população do distrito de Estação Cocal. “O Conselho Local de Saúde sempre nos pediu uma ambulância que atendesse a comunidade do distrito em sistema de plantão, mas como só tínhamos uma, isso se tornava inviável”, diz.

A entrega foi feita pelo governador Raimundo Colombo (PSD), pelo vice Eduardo Moreira (PMDB) e pelo secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing (PSD), em evento realizado em Florianópolis. Ao todo foram distribuídas 79 novas ambulâncias para 77 prefeituras de diferentes regiões do Estado. O valor de cada uma é de R$ 137,8 mil, o que na soma das 79 unidades representa R$ 10,9 milhões em investimentos.

Conquistas

Darolt, que neste ano deixou a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça para retornar ao Legislativo, lembra que levou o pedido ao secretário de Estado da Saúde em 2015. “Na época apresentei duas prioridades, uma era a ambulância e a outra era um aparelho de ultrassom. Felizmente conseguimos os dois. O aparelho, inclusive já está em funcionamento. São equipamentos que vêm para contribuir com a população fumacense”, comenta. 

Melhoria dos atendimentos

Depender somente de uma ambulância, ainda mais com tantos anos de uso dava muita dor de cabeça, segundo Darolt. “Na verdade é um veículo adaptado, incompleto. Sempre passamos muitas dificuldades, apesar de ter o Samu e o Corpo de Bombeiros que nos apoiam frequentemente. Mas muitas vezes eles estão em ocorrências, o que nos deixa desguarnecidos. A ambulância é muito importante na hora da emergência, mas já aconteceu de ela estar quebrada, na oficina e a gente passava muitas dificuldades por isso. O povo fumacense merece ser bem atendido, e este veículo chega para isto”, conclui o vereador.

Além de Darolt, ainda representaram o município no evento, o vereador eleito, Dilânio Sartor (PSD) e o gerente regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da ADR de Criciúma, Roque Salvan (PSD).


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança