Morre aos 89 anos Alexei Abrikosov, ganhador do Nobel de Física em 2003

30 Mar, 2017 14:15:49 - Brasil

Moscou

O físico soviético naturalizado americano Alexei Abrikosov, ganhador do prêmio Nobel de Física em 2003, morreu aos 89 anos, informou hoje (30) a emissora de rádio Eco de Moscou. O ex-ministro de Educação da Rússia, Dmitri Livanov, foi quem comunicou à emissora de rádio a morte do acadêmico, mas não foi informada a causa, nem outras circunstâncias de sua morte. A informação é da Agência EFE.

Abrikosov recebeu o Nobel de Física em 2003 em conjunto com o também russo Vitaly Ginzburg e o britânico-americano Anthony J. Legget, por "suas contribuições pioneiras para a teoria dos supercondutores e os superfluidos", segundo o Comitê do Nobel da Academia Real de Ciências da Suécia.

Nascido em 1928 em Moscou, Abrikosov adotou a dupla cidadania russo-americana em 1999, e vivia nos Estados Unidos há 25 anos, mas, antes de emigrar, já tinha recebido vários prêmios em seu país de origem. Abrikosov foi membro da Academia Russa das Ciências e professor do Instituto Landau de Física Teórica. Após deixar a Rússia, trabalhou na Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), na Universidade de Utah (EUA), na de Laoughborough (Reino Unido) e no Laboratório Nacional de Argonne (EUA).

TEXTO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE