• Moreira destaca números do PMDB e reforça segundo turno

Moreira destaca números do PMDB e reforça segundo turno

05 Out, 2016 08:59:31 - Política

Florianópolis (SC)

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, participou, na terça-feira (4), do almoço da bancada estadual, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, acompanhado do prefeito eleito de Laguna Mauro Candemil e do vice, Júlio Willemann. Os deputados destacaram os bons números do primeiro turno na eleição municipal e parabenizaram o novo prefeito da cidade natal de Moreira. “Conquistamos 50% de votos a mais do que o segundo colocado na eleição municipal, isso mostra o quanto estamos fortes e somos grandes. O PMDB teve um bom desempenho, recebendo a aprovação de mais de um milhão de catarinenses nas urnas e confirmando sua força não só no número de prefeitos eleitos, mas também de vereadores”, destacou o vice-governador.


Eduardo Moreira falou dos resultados na região sul. “Tivemos vitórias expressivas como Laguna, Siderópolis, Orleans e Balneário Rincão. Também elegemos um número importante de vereadores, em torno de 140 parlamentares, sendo 40 na região carbonífera, 30% de vereadores a mais que o segundo colocado, o PP, e 60% mais que o PSDB e o PSD”, comentou.

De acordo com o levantamento do coordenador das eleições 2016, deputado Valdir Cobalchini, em todo o Estado, o PMDB conquistou 30% dos votos válidos, totalizando 1.124.240 votos em todos os municípios nos quais concorreu com candidato a prefeito. O segundo colocado, o PSD fez 763,298 e o terceiro, o PSDB, saiu das urnas com 674.911. A sigla elegeu 99 prefeitos, 71 vice-prefeitos e mais 855 vereadores em todo o estado.

O PMDB fez 350 vereadores a mais do que os progressistas, que elegeram 496. Ao todo, 855 peemedebistas garantiram vaga nas Câmaras municipais, número que representa 29,50% do total. Em terceiro lugar, o PSD aparece com 458 eleitos, seguido do PSDB com 355.

Nas 36 cidades sedes das coordenadorias regionais do PMDB, a sigla também cresce, passando de 16 para 19 prefeitos e podendo chegar a 21 se confirmar as vitórias na Capital e em Joinville. Nos dez maiores municípios, PMDB, PSD e PSDB garantiram o mesmo número de prefeitos eleitos, dois cada. O PMDB poderá chegar a 4 prefeituras nessas cidades, no segundo turno. A sigla também garantiu o maior número de prefeitas eleitas, aumentando sua representatividade de 7 para 8. Três prefeitas do PMDB garantiram reeleição no primeiro turno, Janete Paravizi, em Arvoredo, Rosi Maldaner, em Maravilha, e Malânia Aparecida, em Vargem Bonita.

Agora, os peemedebistas participam do segundo turno das eleições municipais concentrando esforços nas duas maiores cidades do Estado, Florianópolis e Joinville.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE