• Moradores de Siderópolis aprendem como fazer resgate em montanhas

Moradores de Siderópolis aprendem como fazer resgate em montanhas

02 Ago, 2018 16:50:47 - Geral

Siderópolis (SC)

O Governo de Siderópolis, por meio da Diretoria de Turismo, promoveu um curso de Resgate em Montanhas, com informações e prática. As aulas teóricas foram dadas na sede do Instituto Felinos do Aguaí, na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, enquanto a prática foi feita na cachoeira do Bianchini, em Rio Jordão. As aulas foram ministradas pelo subtenente do Exército Brasileiro, Tony Provesano, que é técnico em resgate, instrutor de montanhismo e escalada. “Nosso objetivo foi capacitar os participantes a realizarem a preparação da vítima, preparação da maca e auxiliar em tarefas de descida ou elevação”, destacou o instrutor, acrescentando que “tudo que foi aprendido em sala de aula foi praticado na cachoeira”.

De acordo com o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, as montanhas de Siderópolis são muito procuradas por turistas e visitantes e o objetivo é montar uma equipe especializada para auxiliar em eventuais acidentes. “Sabemos que o trabalho deve ser feito por bombeiros que são especialistas, mas com um grupo preparado e que conhece a região, podemos chegar ao local e auxiliar no resgate”, explicou o prefeito. O diretor de Turismo do município, Dido Bortoluzzi, acrescenta que “são muitas trilhas e locais remotos, principalmente dentro da reserva e nos arredores e o conhecimento dos moradores é fundamental para auxiliar os especialistas”.

Durante os dois dias de curso os participantes receberam informações sobre ambiente remoto; conceitos da operação de busca e resgate; como localizar, acessar, estabilizar e transportar; avaliação da vítima; técnicas de transporte em macas, resgate em ambientes elevados, cavernas e ambientes aquáticos. “Aprendemos a prevenção desses tipos de acidentes e também como agir, quem chamar e como atuar. Como guia, posso afirmar que o curso foi excepcional”, enfatizou a guia nacional e proprietária de uma pousada em Siderópolis, Cris Belarmino.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança