• Moradores de 2 bairros de Criciúma recebem Caminhão Amigo

    Serviços básicos da Prefeitura de Criciúma foram oferecidos no sábado (8)

Moradores de 2 bairros de Criciúma recebem Caminhão Amigo

10 Abr, 2017 15:46:42 - Geral

Criciúma (SC)

Os moradores dos bairros Linha Batista e Buenos Aires usufruíram de serviços básicos da Prefeitura de Criciúma no último sábado (8). As comunidades foram contempladas pelo programa Caminhão Amigo, da Secretaria de Assistência Social. As atividades iniciaram após um café da manhã com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris e população.

Os serviços ocorreram das 7h às 13h, próximo ao Centro Comunitário do Loteamento Buenos Aires. Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Paulo César Bitencourt, o programa une poder público e comunidades. “O Caminhão Amigo leva os serviços básicos do Governo de Criciúma até os moradores que residem em localidades distantes”, explica.

“O Caminhão Amigo é um projeto único. Neste dia, os bairros viram a sede da Prefeitura de Criciúma. Sabemos das dificuldades dos moradores dessas localidades, por isso, todas as secretarias da Prefeitura se mobilizam para oferecer seus serviços. Na Prefeitura, o que não falta é força de vontade e se a comunidade participar, continuará dando certo”, ressalta Salvaro.

A assistente de odontologia Clara Marli Bitencourt, de 66 anos, participou pela primeira vez do programa. “Soube do Caminhão Amigo na sexta-feira e vim aqui conhecer. Estou admirada com o programa, achei muito legal e espero que seja realizado mais vezes”, disse. A agricultora Marlene Patrício, de 57 anos, aproveitou o dia para realizar testes rápidos. “A correria do dia a dia faz com que deixamos questões de saúde de lado, só indo no médico quando estamos doentes. Com a Prefeitura tão perto de casa vim aqui para realizar alguns testes”, afirma.

Durante a semana, a Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana manterá serviços de limpeza e manutenção de áreas públicas nas localidades após a passagem do Caminhão Amigo. O programa será realizado ao longo dos sábados do mês de abril. Os bairros Colonial, Verdinho e Quarta Linha são as próximas localidades a receber o programa.

Além das autoridades da Administração Municipal, estiveram presentes no evento a deputada federal Geovânia de Sá e vereadores de Criciúma. 

O Caminhão Amigo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Fazenda e de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, além da Fundação Municipal de Esporte (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Afasc, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Conselho Tutelar, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outras entidades.


Confira as atividades oferecidas pelo Caminhão Amigo:

Secretária de Assistência Social

Atividades: requisição de fotografias para carteira de identidade
Orientação: Bolsa Família, carteira do idoso, tarifa reduzida de energia, tarifa reduzida dona de casa, renda mínima e preenchimento do Cadastro Único, entre outros.

Secretaria de Saúde

Atividades: medição de pressão arterial, avaliação odontológica e procedimentos de limpeza.
Orientação: informações nutricionais.

Procon

Atividade: orientações aos consumidores.

Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana

Atividades: serviços de limpeza de boca-de-lobo, manutenção de vias, entre outros.

Secretaria da Educação

Atividades: administração da biblioteca no caminhão e atendimento às crianças com brinquedos fornecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Criciúma.

Conselho Tutelar

Atividades: trabalho de conscientização sobre a violação dos direitos das criança e adolescentes, além da exploração do trabalho infantil.

FME

Atividades: ações recreativas.

Secretária da Fazenda

Atividades: consulta de débitos, impressão de carnês de impostos e parcelamento de tributos.

Sine

Atividades: vagas de emprego e cadastro de currículos.

Afasc

Atividade: orientações à comunidade.

FCC

Atividades: atrações culturais, preferencialmente artistas da comunidade.

Famcri

Atividade: distribuição de mudas à comunidade.

Defesa Civil

Atividade: orientações à comunidade.

ASTC

Atividade: orientações à comunidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal