• Monitoramento Perimetral é opção para melhorar a segurança

Monitoramento Perimetral é opção para melhorar a segurança

30 Mar, 2017 14:36:25 - Geral

Criciúma (SC)

Notícias sobre furtos, arrombamentos, homicídios, assaltos e tráfico de drogas são diárias e, infelizmente, sem a devida segurança, qualquer pessoa está sujeita a entrar para as estatísticas da criminalidade. O fato de o Estado não dispor de recursos suficientes para colocar nas ruas o efetivo de policiais necessário para atender a população estimulou a iniciativa privada, que há tempos vem assumindo o papel de desenvolver projetos para oferecer segurança ao público, com baixo custo.

Na região de Criciúma, o programa de Monitoramento Perimetral vem ganhando força. Homens-ronda instalados e equipados em pontos estratégicos supervisionam áreas residenciais e comerciais de diferentes bairros. “Dividimos a cidade por perímetros e com os dados, rondas periódicas verificam pessoas e veículos em atitudes suspeitas. Além do pessoal capacitado, a tecnologia faz a diferença nesse tipo de ação”, garante Davi Teixeira, diretor da Tecserv Vigilância Patrimonial, que presta o serviço.

Os profissionais em campo mantêm contato constante com o quartel-general da empresa e estão equipados com colete tático, lanterna, apito, cassetete retrátil e o bastão de ronda – equipamento de última geração com tecnologia GPS que coleta dados e gera relatórios para a central. Uma equipe de apoio se desloca em caso de problema. Trata-se de um trabalho de prevenção integral, com atendimento durante o dia e a noite.

“Já estamos atuando no bairro Próspera, onde, inclusive, já houve registro de abordagens e ocorrências. Temos capacidade para atender até 100 clientes por perímetro e priorizamos vias com maior fluxo de pessoas e veículos e onde há maior presença de lojas e outros estabelecimentos comerciais. É uma maneira de trazer mais seguranças para as pessoas e o patrimônio delas, o que reflete na segurança das famílias também”, garante o gerente de qualidade, Volnei da Silva.

Empresas patrocinadoras

O custo deste tipo de serviço pode ser dividido pelos moradores e empresários inseridos no perímetro que será vigiado, incluindo a possibilidade de parceria com empresas localizadas em cada bairro. “Outro diferencial é uma loja, padaria, mercado, farmácia, enfim, uma empresa ou comércio do bairro patrocinar a Monitoramento Perimetral no entorno do seu estabelecimento, garantindo a segurança dele e de moradores próximos. Isso traz a confiança das pessoas, atrai clientes e beneficia a todos”, pontua Silva.

Números da criminalidade

Em 2016, cresceu 6,6% o número de homicídios em Santa Catarina, quando comparado com o ano anterior: foram 858 assassinatos de janeiro a dezembro do ano passado; em 2015, 827 casos foram registrados no estado. Também houve aumento no número de furtos e roubos no levantamento feito até outubro. As informações são da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A ideia é levar o programa Monitoramento Perimetral para diferentes cidades. “Estamos conversando com presidentes dos bairros, presidentes das CDLs e Sindilojas, empresários, informar a população mesmo. Sabemos que o problema da criminalidade não acontece somente em Criciúma, vamos ampliar os serviços por aqui e levá-los para municípios vizinhos que também enfrentam problemas com a segurança”, finaliza Teixeira.

A equipe da Tecserv Vigilância Empresarial está disponível para mais informações através do telefone (48) 3462-6166 e pelo Facebook:

https://www.facebook.com/tecserv.vigilanciapatrimonial

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE