• Monamu Estúdio resgata a essência dos produtos feitos a mão

    Produtos criados pela ex-acadêmica de Design Gráfico da Faculdade Satc trazem cores e texturas.

Monamu Estúdio resgata a essência dos produtos feitos a mão

17 Ago, 2016 16:56:46 - Educação

Criciúma (SC)

Da necessidade e da criatividade da designer Manoela Zabotti, de Tubarão, surgiu mais uma ideia empreendedora. Ela é a criadora do Monamu Estúdio, site que traz produtos feitos à mão, unindo a paixão da autora por papel, cores, texturas e design.

Todos os produtos são feitos com processos analógicos e manuais, com matéria-prima nacional, incentivando o consumo consciente. “Acreditamos que produtos artesanais podem ter bom acabamento e qualidade, usando menos máquinas e mais mãos”, conta Manoela.

A estudante teve a ideia da encadernação artesanal por acaso quando precisou fazer um projeto para o curso de Design Gráfico da Faculdade Satc em 2015. “Precisávamos desenvolver um catálogo de moda, e eu estava pesquisando sobre como poderíamos trabalhar a capa, como poderíamos encadernar. Foi então que conheci um estúdio de encadernação do Rio de Janeiro e me apaixonei pelos produtos”.

Manoela começou presenteando as mulheres de sua família. A partir daí, somando a falta de emprego com o incentivo dos parentes, procurou se aperfeiçoar em cursos e acabou por fundar o Monamu Estúdio.
No início do projeto, ela contava com ajuda da irmã, o cunhado e o namorado, também estudante de Design Gráfico, mas como todos tinham trabalhos paralelos a tarefa ficou só para Manoela. O estúdio então ganhou um nome e identidade visual criada pelo casal. Hoje, quem acaba ajudando é a mãe com as embalagens de tecido e os trabalhos em crochê, mas quando se encontra com uma grande encomenda a empreendedora conta com a ajuda da família.

Com a produção totalmente artesanal, os miolos dos cadernos são montados a mão, refilados, furados e só então costurados. A capa é feita posteriormente de acordo com o pedido. “O tempo varia de acordo com o modelo, o mais simples leva de 30 a 40 minutos para ser finalizado, e os mais complexos podem levar 3 horas ou mais. A costura exposta, do tipo copta, por exemplo, leva no mínimo 30 minutos para ser realizada”, relata Manoela.

O processo de criação de cada caderno varia de cada cliente. “Utilizo minhas referências de design na escolha de estampas e cores, sempre procurando pensar no que o público gostaria de usar. Quando projeto é sob encomenda procuro saber o que o cliente espera, em um álbum de bebê por exemplo, procuro saber as cores do quarto do bebê para montar a composição”. Veja mais aqui: http://www.monamuestudio.com.br/index.html.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança