• Moção de Repúdio a exclusão da disciplina de Educação Física

Moção de Repúdio a exclusão da disciplina de Educação Física

23 Set, 2016 15:17:19 - Política

Araranguá (SC)

Entre as propostas que serão apresentadas na próxima sessão da Câmara de Vereadores, nessa segunda-feira, dia 26, consta uma Moção de Repúdio, de autoria do vereador Kila Ghellere (PSB), contra a Medida Provisória do Governo Federal cuja finalidade é excluir a obrigatoriedade das aulas de Educação Física no currículo escolar do Ensino Médio.

Caso receba aprovação no Legislativo Municipal, o documento será encaminhado ao Governo Federal, Ministério da Educação, Conselhos Estadual e Federal de Educação Física, Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Comissões de Esporte e Saúde da Câmara Federal, além do Senado Federal.

Disciplinas ameaçadas 

O presidente da República Michel Temer deseja que a reforma escolar entre em vigor em 2018. As principais mudanças no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) excluem a obrigatoriedade de aulas de Educação Física, Artes, Filosofia e Sociologia, incentiva o aumento da jornada integral (aumento de 800 para 1.400 horas de aula por ano) e a flexibilização da grade curricular, em que os alunos poderão escolher disciplinas de acordo com sua área de interesse. 

A estimativa indica que, em até m até 120 dias, o documento proposto pelo governo deve ser votado pela Câmara dos Deputados e o Senado para se tornar lei.

Contrassenso

Credenciado por ter graduação e especialização em Educação Física, o ex-professor e jogador de futebol profissional, hoje vereador Kila Ghellere, observa que a medida proposta pelo Governo Federal vai prejudicar a formação globalizada dos cidadãos. “Normalmente, até os 13, 14 anos de idade, o estudante pratica várias modalidades e é justamente, a partir da faixa etária, que coincide com o ingresso no ensino médio, que ele opta pela modalidade esportiva em que teve melhor desemprenho, aptidão. Além disso, recentemente foram aprovados os planos de educação em níveis federal, estadual e municipal. Pelo conjunto de fatores, considero um contrassenso a intenção do governo federal em excluir a disciplina de Educação Física da grade curricular do ensino médio”, advertiu.

O vereador lembrou, ainda que, nos últimos dois anos, o Brasil promoveu os maiores eventos esportivos mundiais, como à Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Nessas ocasiões ficou novamente evidenciada a importância da atividade física na manutenção da saúde, da integração das pessoas e da formação cidadã”, disse. Na Câmara de Vereadores, Kila Ghellere preside a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Assistência Social.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE