Mitos, verdades e expectativas para a profissão de advogado

10 Ago, 2017 16:29:25 - Educação

Tubarão (SC)

Neste dia 11 de agosto se comemora o Dia do Advogado. A coordenadora de estágio do Núcleo de Prática Jurídica da Unisul Grande Florianópolis, professora Susana dos Reis Machado Pretto, fala sobre a profissão. Confira a entrevista abaixo:

- Quais são os maiores desafios da profissão?

Professora Susana Pretto: Um dos maiores desafios do profissional de advogado se constitui na necessidade de manter-se constantemente atualizado e, ainda, em buscar o aprimoramento nas questões que envolvem o exercício da profissão.

- Como está o mercado de trabalho para o operador jurídico?

Professora Susana Pretto: Entendo que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, em face da grande quantidade de profissionais que ingressam na área jurídica anualmente.

- Quais as especializações no área do Direito que estão trazendo mais rentabilidade?

Professora Susana Pretto: Algumas áreas do Direito se destacam mais, tais como: Direito Tributário, Direito do Trabalho e Direito Penal.

- Direito e política, se imbricam?

Professora Susana Pretto: Observa-se que o Direito está intimamente ligado à política, sobretudo, no que tange às questões discutidas e debatidas ao longo da formação acadêmica, bem como na atuação profissional. Pode-se destacar, ainda, o estudo das ciências políticas e demais competências e aprendizagens proporcionadas pelo curso para a formação do futuro operador do direito.

- Por que estudar Direito?

Professora Susana Pretto: O Curso de Direito oportuniza uma formação ampla, abrindo um leque de oportunidades na vida profissional, além de ter o condão de formar não só para uma atividade profissional, mas também, para a vida em Sociedade.

- Podes falar sobre a ética no Direito e os mitos sobre o advogado?

Professora Susana Pretto: A advocacia, como toda e qualquer profissão deve pautar-se pela ética e os bons costumes, com equilíbrio e bom senso. Neste sentido, estabelece o Código de Ética e Disciplina e o Estatuto da OAB, que norteiam o exercício profissional da advocacia.Os mitos ou estigmas sobre o advogado devem ser interpretados de modo que se possa identificar e separar o joio do trigo. Nesse norte, destaca-se que em toda profissão, e isso não é privilégio somente da advocacia, há aqueles que, infelizmente, denigrem a imagem do profissional e os que a exercem com dedicação e zelo, dignificando a categoria profissional.

 

Susana dos Reis Machado Pretto é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Advocacia e Dogmática Jurídica pela Escola Superior de Advocacia e Universidade do Sul de Santa Catarina (ESA/Unisul), mestre em Relações Internacionais para o MERCOSUL pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e doutoranda em direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora, na Argentina. Possui ainda os cursos da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), da Magistratura do Trabalho e Universidade do Vale do Itajaí (AMATRA/Univali), e Capacitação para Tutores, pela Unisul Virtual. Foi consultora trainee da Informações Objetivas e Publicações Jurídicas Ltda. (IOB) e procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente é advogada e professora da Unisul.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE