• Missão do oeste catarinense apresenta experiência

Missão do oeste catarinense apresenta experiência

09 Nov, 2016 09:44:06 - Geral

Chapecó (SC) 

Demonstrar as experiências bem-sucedidas com maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil, foi o objetivo de uma missão técnica, organizada recentemente pelo Sebrae/SC, ao Mato Grosso (MT). A equipe, formada pelo técnico da Cooper A1, Nairto Serafini, e pelos produtores rurais associados Rafael Schuster (associado à Auriverde) e Marcos Weis (associado à Cooper A1), ministrou palestras e conheceu propriedades rurais do Estado.

Os três representantes catarinenses foram recebidos por dirigentes e produtores de leite associados à Comajul, no município de Campo Verde, onde demonstraram o case de sucesso na produção de leite catarinense. A programação também incluiu palestra sobre Direitos Autorais, entre outras atividades em São José do Povo e Juscimeira. 

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” apresenta resultados expressivos ao longo dos 18 anos do projeto em Santa Catarina. A iniciativa conta com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS.

Destinado às pequenas e médias empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas, o projeto é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e, que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais. O objetivo é desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Segundo o vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, os avanços nas propriedades rurais, tanto na manutenção visual quanto na parte organizacional e econômica, são visíveis. Aliado a isso, o resgate da autoestima e a volta de muitos filhos às propriedades, atualmente econômica e socialmente sustentáveis, também estão entre os resultados significativos do projeto.

Canton fala sobre o sucesso do projeto, observando que a produtividade melhorou significativamente e a qualidade dos produtos foi aperfeiçoada, tanto que hoje a região é reconhecida no País. “Temos parceria de quase duas décadas com o Sebrae/SC, o que resultou em contribuições importantes na área de suínos, aves e leite”. 

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, e o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, complementam que o êxito da iniciativa é resultado não somente dos investimentos, mas também do compromisso das cooperativas e dos produtores nas atividades desenvolvidas. Segundo eles, os empresários rurais melhoraram o relacionamento com as cooperativas e perceberam a oportunidade de rever o próprio negócio.

Para Canton, a expressividade do sistema cooperativista na região tem relação direta com os programas De Olho na Qualidade, QT Rural e Times de Excelência, desenvolvidos por meio do projeto. “A questão de sucessão nas propriedades melhorou expressivamente graças aos programas que fazem com que o produtor saia do estágio de executor para o estágio de gestor”, enfatizou.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança