• Ministério das Cidades apoiará municípios na elaboração do PlanMob

Ministério das Cidades apoiará municípios na elaboração do PlanMob

19 Mai, 2017 13:53:50 - Política

Brasília (SC)

O Ministério das Cidades apoiará os municípios com até 250 mil habitantes na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), instrumento de planejamento das cidades brasileiras, com foco nas pessoas e na sustentabilidade. Esta foi a confirmação que o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, recebeu do diretor de Mobilidade Urbana do MCidades, Ricardo Caiado de Alvarenga, em audiência esta semana em Brasília.

O suporte se dará de duas formas. Para municípios com até 100 mil habitantes, será oferecida capacitação para os servidores da prefeitura. Já para os municípios com população entre 100 mil e 250 mil habitantes, serão repassados recursos, a título de financiamento. “Estas medidas são muito positivas, uma vez que o PlanMob é necessário e muitos municípios não sabem por onde começar ou não possuem recursos para iniciá-lo. O Governo do Estado será parceiro e auxiliará na busca ativa dos municípios interessados”, ponderou Acélio.

Além disso, o MCidades estuda ainda liberação de recursos menores, até o mês de julho, dentro do Programa de Qualificação de Vias, para investimento em pequenas e importantes obras, como calçadas, sinalização, abrigos de ônibus, terminais, bancos de praça, sinais sonoros em cruzamentos, pavimentação e passarelas. Para isto, o município precisa ter o projeto de engenharia pronto e a análise de risco de crédito aprovada. Acompanharam a reunião as assessoras especiais da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), Giliane Zanchett e Márcia Sbeghen.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal