• Mineração do Morro Maracajá terá decisão até fim de maio

Mineração do Morro Maracajá terá decisão até fim de maio

25 Abr, 2017 09:41:09 - Geral

Maracajá (SC)

A exploração de minérios do Morro Maracajá terá uma definição até o final de maio. Até lá, as empresas arcarão com investimentos para compensar a comunidade ou a área será decretada de preservação ambiental e de utilidade pública, eliminando qualquer tipo de atividade econômica em toda extensão do morro. A posição foi anunciada nesta segunda-feira (24) pelo prefeito Arlindo Rocha, que considera satisfatório o prazo para que poder público e empresas cheguem a um acordo.

“Não somos contra as empresas, muito pelo contrário, mas temos compromisso com a comunidade e com o meio ambiente que vamos deixar às próximas gerações; estamos colocando em prática nossa proposta de campanha eleitoral, que foi aprovada pela população de Maracajá”, justificou Arlindo Rocha, ao anunciar a posição tomada, depois de consultas jurídicas, estudos ambientais, ouvindo lideranças comunitárias e integrantes de sua equipe de governo.

O prefeito de Maracajá, que ainda não liberou alvarás de funcionamento da empresa que quer retomar a exploração de minérios do Morro Maracajá, entende que a cidade merece contrapartidas referentes aos mais de 40 anos de atividades no local por empresas que se sucederam pelos mais variados interesses. “Entendemos que as áreas já mineradas devem ser recuperadas e devolvidas ao município para projetos de cunhos ambiental, social e cultural e que assim ocorra de agora em diante a cada avanço da lavra feita dentro do parâmetros legais”, disse.

Arlindo acrescenta, ainda, que as empresas devem recuperar vias públicas danificadas por seus veículos que transportam materiais extraídos, em especial o acesso norte do município à BR-101. “Além do Acesso Norte, Maracajá quer ainda, a título de danos materiais e morais que teve nestes anos, a concessão de recursos para pavimentação, recuperação e manutenção de vias públicas em todo município e a criação de um fundo municipal para recuperar as áreas degradadas pela mineração”, relacionou o prefeito.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE