Mineiros da Região Carbonífera poderão entrar em greve

13 Fev, 2020 10:54:43 - Economia

Criciúma (SC)

Os trabalhadores da indústria de mineração poderão iniciar uma greve no dia 24 de fevereiro. A paralisação acontecerá nos municípios da Região Carbonífera e mais de dois mil mineradores poderão aderir ao movimento. 

Segundo o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, os trabalhadores estão buscando a unificação dos pisos salariais, plano de saúde, estabilidade pré-aposentadoria, lanche adequado e reajuste 8.22% do índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Ainda de acordo com Santos, a última assembleia realizada foi no dia 8 de fevereiro. Um próximo encontro entre os trabalhadores está agendado para o sábado, dia 22. “Na próxima assembleia vamos sortear qual empresa irá parar primeiro e depois será uma sequência. A assembleia do dia 22 irá acontecer de qualquer jeito. Nos próximos dias vamos buscar uma nova negociação. Já fizemos reuniões com os sindicatos patronais três vezes neste ano. Não conseguimos sentar ainda com os empresários”, comenta. 

O Diretor Executivo do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão Mineral do Estado de Santa Catarina, Coronel Márcio Cabral, o Sindicato Empresarial continua em negociação com os representantes dos trabalhadores. “Esperamos chegar há um consenso que seja positivo para trabalhadores e empresários, e, principalmente, que permita a estabilidade das empresas e manutenção dos atuais postos de trabalho. Na próxima semana teremos nova rodada de negociação e ainda acreditamos que, assim como nos outros anos, possamos chegar a um acordo justo", relata.

ENGEPLUS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal