• Microempreendedor individual é o que mais se preocupa com o Leão

Microempreendedor individual é o que mais se preocupa com o Leão

09 Jun, 2017 14:25:38 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)


Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina foi o estado que mais entregou declarações do Imposto de Renda de quem é Microempreendedor Individual (MEI). Entre os negócios cadastrados nesta classificação, 52% realizaram a declaração dentro do prazo, superando o índice de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo – onde está o maior número de MEIs no Brasil – e até os números gerais do país, que ficaram em 38%.


O resultado, segundo o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, demonstra a consciência e preocupação do empreendedor catarinense que monta um negócio dentro desta categoria. “Quem entregou em dia está quite com a Receita Federal e continua com sua empresa em pleno funcionamento. Por um lado, esse saldo é positivo porque mostra a força de Santa Catarina no empreendedorismo”, destaca.


Por outro lado, Gelosa ressalta que os números ainda são baixos, principalmente quando são levados em consideração os outros estados. Em último lugar, por exemplo, ficou o Amazonas, onde somente 25% dos MEIs entregaram a declaração; São Paulo, já citado, ficou com o saldo de 37%; na região Sul, Paraná surge logo após Santa Catarina, com 50% das declarações de MEIs entregues; já no Rio Grande do Sul, 46% dos microempreendedores entregaram a declaração, deixando o estado em quarto lugar.


“O índice dos que não entregaram é bastante alto no Brasil inteiro e isso só traz prejuízos para quem não entrega. Ainda é possível fazer a declaração, mas a multa pode ser de R$ 25 ou R$ 50, dependendo do tempo que levar para ser entregue. Isso num primeiro momento. Caso não realize esse procedimento até o fim do ano, o empreendedor perde o registro de MEI”, alerta o coordenador.


O procedimento para declaração do Imposto de Renda é simples para quem é MEI, basta preencher um formulário, o que pode ser feito até à mão, e entregá-lo para a Receita Federal. “O não-preenchimento do formulário demonstra apenas duas coisas: ou a pessoa abandonou o empreendimento ou tem muito descaso por ele porque os requisitos exigidos por Lei são mínimos para quem está nesta categoria”, finaliza Gelosa.


TEXTO/ VANESSA AMANDO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança