• Resultados do Projeto de Encadeamento Produtivo, desenvolvido em parceria com a Lojas Renner, serão apresentados em evento no dia 20 de abril, em Florianópolis 

Micro e pequenas empresas do setor têxtil aumentam produtividade

20 Abr, 2018 11:12:29 - Economia

Florianópolis (SC)

O Sebrae/SC e a Lojas Renner apresentam no dia 20 de abril, às 17h, os principais resultados atingidos pelas empresas participantes do Projeto de Encadeamento Produtivo desenvolvido desde janeiro de 2017. O evento faz um balanço do último ano e comemora os feitos do programa que envolveu a capacitação de 75 oficinas têxteis de Santa Catarina, contratadas dos fornecedores da Lojas Renner, maior varejista de moda do Brasil. Os pequenos negócios, divididos em três núcleos de produção (malha, jeans e tecido plano), foram preparados em temas como gestão financeira, gestão de pessoas e melhoria do processo produtivo, para se tornarem exemplos de excelência na cadeia de fornecimento.

O Projeto de Encadeamento Produtivo tem como objetivo fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas, contribuindo para que esses negócios construam relacionamentos cooperativos de longo prazo com grandes companhias do setor, de forma mutuamente atraente. Para isso, o Sebrae/SC promoveu a capacitação e consultoria das oficinas a fim de elevar a sua produtividade e diminuir o tempo de produção (lead time), além de aumentar a qualidade das peças fabricadas e o cuidado com a sustentabilidade ambiental e social.

O empresário Max Alexandre Martins é proprietário de uma confecção em Balneário Gaivotas, no Sul do Estado.  O programa transformou a realidade da empresa, que produz peças de tecido plano e malha. Ele explica que, ao longo do ano que passou, a produtividade cresceu 67%. “Eu administrava a M.Alexandre Martins ME com a minha mulher e a minha cunhada, mas o negócio ganhou uma proporção tão grande que eu não tinha conhecimento para administrar esse crescimento. O projeto do Sebrae me trouxe ferramentas para medir a produção e organizar a parte financeira. Hoje trabalhamos com profissionalismo, como uma empresa deve ser, organizada”, comemora Max. Ele conta que o planejamento para os próximos dois anos é aumentar a estrutura física e dobrar o número de funcionários, atualmente em 19. 

Outro destaque é a fábrica de jeans Duplo Sentido, de Içara, que diminuiu em 60% o número de peças que precisavam de revisão. O número representativo resultou na elevação da produtividade e do volume de produção, que subiu 15% no período do programa.  De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, o grande valor do Projeto de Encadeamento Produtivo é beneficiar toda a cadeia. “Com o encadeamento produtivo todos ganham. A pequena empresa se beneficia com a otimização de seus serviços e o aumento da produtividade, enquanto a grande empresa passa a ter acesso a uma rede de fornecimento qualificada, com uma gama de bens e serviços eficientes, além da flexibilidade na negociação, agilidade no atendimento e rápida adequação a novas demandas”, comenta Anacleto.

Segundo o diretor de Supply Chain da Lojas Renner, Pedro Pereira, iniciativas como esta inspiram a construção de uma cadeia de fornecimento cada vez mais consciente, integrada, competitiva e preparada para atender às necessidades dos clientes. “Com os resultados que colhemos até o momento, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Queremos que o trabalho iniciado em 2017 se perpetue e se renove a cada ciclo”, afirma.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal