• Dados foram apresentados na pesquisa Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios, que é realizado pelo Sebrae/SC a cada três meses

Micro e pequenas empresas demonstram expectativas positivas para o próximo trimestre

21 Mai, 2018 11:18:05 - Economia

Florianópolis (SC)

O Sebrae/SC divulgou dados da pesquisa Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios referente aos resultados e crescimento do último trimestre e perspectivas dos empresários para o próximo. Para a pesquisa, foram entrevistados 400 pequenos negócios em todas as regiões do Estado, nos setores de indústria, comércio e serviço.

De acordo com o estudo, o índice de expectativas dos pequenos negócios para os próximos três meses registrou aumento de 8,2 pontos sobre o trimestre anterior.A expectativa de aumento das compras subiu 19,5 pontos e das vendas 14,7 pontos. “Os pequenos negócios também apresentaram maior intenção de investimento, já que esta aumentou e chegou a 22%, o melhor resultado desde a pesquisa referente ao trimestre de janeiro e março de 2016”, complementa o Analista Técnico do Sebrae/SC Cláudio Ferreira.

Porém, esse otimismo não foi suficiente para trazer expectativas de aumento no quadro de pessoas ocupadas ao final do primeiro semestre, o que deve acontecer no segundo, apesar do percentual de 9,5% de empreendedores com intenção de ampliá-lo. Além disso, Cláudio explica que o otimismo em relação ao desempenho das empresas não é acompanhado por uma visão positiva em relação a situação econômica do país. “Constata-se uma queda de 17,5% no percentual de empresários que acreditam que o cenário econômico brasileiro irá melhorar, predominando tendência de estabilidade para 60%, relacionada em parte a perda de ritmo no aumento de vendas do trimestre passado”, explica Cláudio.

O primeiro trimestre de 2018 caracterizou-se por melhora nos custos, fruto da estabilidade e algumas reduções, mas queda nas vendas e nas compras. Percebe-se que após bons resultados de fim de ano, os pequenos negócios apresentaram retração de quase 9 pontos, normal para a época do ano. Comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, o resultado geral do período apresentou uma variação positiva de 5 pontos, o melhor índice atingido para o período.

Participaram da pesquisa 150 microempreendedores individuais, 150 microempresas e 100 empresas de pequeno porte no período de 3 a 10 de abril de 2018.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews