• Metodologias inovadoras, qualificação da educação integral

Metodologias inovadoras, qualificação da educação integral

07 Mar, 2017 00:37:38 - Educação

Tubarão (SC)


A tarde desta segunda-feira, dia 6/3, ficou marcada pelo gesto de acolhida, pelo entusiasmo e pela priorização de novos desafios para a educação catarinense. Numa solenidade bastante prestigiada, o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE), em cumprimento ao ato de nomeação do Governador do Estado de Santa Catarina, reconduziu e deu posse aos novos conselheiros da entidade. Além dos professores da Unisul, Sebastião Salésio Herdt (que também preside a Fundação Unisul e a Acafe) e Felipe Felisbino (que atua na Secretaria de Meio Ambiente do MEC), foram empossados e reconduzidos, respectivamente, os conselheiros Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Sandra Zanatta Guidi, Antonio Reinaldo Agostini, Célio Simão Martignago, Raimundo Zumblick e o Secretário de Educação do Estado Eduardo Deschamps.

Cada discurso procurou demarcar e refletir as premissas e atitudes que direcionarão os esforços do CEE para os próximos seis anos, cujas pautas irão contemplar as reflexões sobre o novo Ensino Médio, a ampliação da Educação Profissional e do Ensino Superior de qualidade, da consolidação da educação Integral, da revisão curricular, de metodologias inovadoras para a formação de professores, da implementação, com excelência, do plano estadual de educação e de sistemas efetivos de avaliação. Para o professor Eduardo Deschamps, que desde 2016 preside o Conselho Nacional de Educação, ainda que Santa Catarina ocupe um lugar privilegiado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e se consolide, ano após ano, com um ensino superior qualificado e inclusivo, o Estado ainda precisa muito mais para poder celebrar e avançar: “em abril, a proposta de base curricular comum será pauta dos Conselhos (nacional e estaduais).

 

Os desafios são significativos. Não são apenas as  políticas públicas que nos diferenciam das demais Unidades da Federação, são, no mínimo, três fatores que fazem com que o nosso Estado esteja e prossiga na vanguarda da educação no cenário nacional: o modelo demográfico e geográfico; a condição de sermos o primeiro Estado a implantar na rede pública uma proposta curricular há quase três décadas) (e, especialmente, a capilaridade do sistema comunitário e universitário que incluiu e formou, com qualidade, os nossos docentes”, destacou. Para Deschamps, a inovação na sala de aula, passa, necessariamente, por uma aliança entre o poder público, as escolas e as universidades, oportunizando inclusão e formação docente com excelência: “nossa proposta curricular nasce junto com as Instituições de Ensino Superior Comunitárias e Públicas, que incluíam (e incluem), na comunidade, todos os professores já nos primeiros semestres de formação”, reiterou.

 

Instalado há 55 anos, pelo então Governador do Estado Celso Ramos, o CEE tem o dever de se reinventar, permanentemente, para garantir uma educação de qualidade afirmou o professor Mauricio Fernandes, ex-Presidente do CEE, atual Secretário de Educação do Município de Florianópolis, na fala que representou os atuais Conselheiros: “a educação não é um fim em si mesmo, mas um processo que se aperfeiçoa de tempos em tempos, merecendo reflexão permanente. Por isso, formamos críticos: convidamos as pessoas a se transformarem para transformar. Hoje é um dia de festa. Pois se juntam oito novos conselheiros nesta casa do saber, um órgão de deliberação coletiva e de Estado, não de controle social. Não defendemos classe, mas a educação de qualidade. Melhorar a educação é o nosso dever”, frisou. Para o Conselheiro, reinventar-se é dar vazão e aperfeiçoar o capital humano, potencializado por meio do ensino, da pesquisa e da inovação, premissas do CEE.

 

Em nome dos conselheiros empossados e reconduzidos, o professor Sebastião Salésio Herdt reiterou a gratidão dos colegas pela oportunidade e, sobretudo, reafirmou a disposição de todos para prosseguir com atitudes positivas e inovadoras: “a primeira palavra em nome dos empossados é o agradecimento. Agradecimento pela oportunidade de vivenciar o que este órgão deliberativo do Estado nos proporciona desempenhar; agradecer ao Governo do Estado. Tenham certeza que todos nós desempenharemos nossas funções com alma”. O Presidente da Fundação Unisul e da Acafe fez menção às premissas que integraram o discurso - na época - do então Governador Celso Ramos quando da instalação do Conselho, segundo Herdt, ainda bastante pertinentes e atuais: “primeiro, a sinergia e a atitude de compartilhar, integrando, harmonicamente e cada vez mais, o sistema educacional catarinense ao nacional, especialmente num momento de regulamentação do ensino médio brasileiro; a busca incessante pela inovação e novos caminhos, descentralizando/delegando poderes às unidades federativas, que têm totais condições de decidirem sobre seus próprios destinos; e, especialmente, a interiorização da educação superior - aqui relembrando o ex-professor da Unisul e ex-Conselheiro Alcides Abreu, num modelo de sucesso e de inclusão social que começa em Blumenau, depois Tubarão, depois Itajaí e hoje conta com 16 IES comunitárias, numa demonstração de capilaridade exemplar. Referenciais que nos inspiram para continuar e melhorar a qualidade da educação do nosso Estado”, disse. Movimento e articulação, conforme o professor Felipe Felisbino, que contará com sua representatividade e disposição: “teremos grandes desafios, como a reorganização da educação básica, por exemplo. Estaremos à disposição para criar ainda mais sinergia e harmonização entre CEE e MEC para que, juntos, possamos mudar e transformar, para melhor, a educação”, completou.

 

Para o professor Paulo Ivo Koehntopp, secretário Executivo da Acafe, esta é também uma oportunidade singular para consolidar o conceito de universidade comunitária dentro e fora do Estado: “Professor Salésio,  também na condição de presidente do Sistema Acafe, estará numa posição que possibilitará que as IES estejam representadas na busca (e defesa) de um ensino superior inclusivo e de qualidade”. Oportunidade que muito orgulha a Unisul, por exemplo, com a indicação de mais dois representantes, segundo o Reitor da Universidade, professor Mauri Luiz Heerdt: “é uma satisfação termos mais dois docentes de referência da nossa Instituição num órgão tão relevante, que define políticas e que regulamentação a educação catarinense. Desejamos sucesso nestes novos desafios que, certamente, terão as metodologias ativas e inovadoras da educação básica, passando pelo ensino médio, profissional e superior”. Ainda neste dia 6, os Conselheiros já estiveram reunidos nas diferentes comissões de educação. O calendário letivo, que iniciou em janeiro, prevê quatro encontros mensais.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança