• Método Busquet: corrigindo a postura de dentro para fora

    O Método Busquet tem como objetivo eliminar dores, liberar tensões corporais e também melhorar a postura

Método Busquet: corrigindo a postura de dentro para fora

28 Set, 2016 11:08:52 - Geral

Balneário Camboriú (SC)

Ao contrário do que imaginamos, a postura correta vai muito além de estar com a coluna ereta. Ela deve ser funcional, representando equilíbrio entre os músculos e o esqueleto de forma a proteger as estruturas do corpo humano. E é justamente quando há um desiquilíbrio que o corpo responde, podendo resultar em uma disfunção postural. E o Método Busquet surge como uma excelente alternativa para tratar este problema.

Caracterizado como uma terapia moderna de fisioterapia, criado pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, o Método Busquet é um tratamento realizando somente com as mãos e tem como principal objetivo eliminar dores, liberar tensões corporais e melhorar a postura.

O fisioterapeuta e professor do Método Busquet no Brasil, que atua no Espaço Original, Murilo De Marco, explica que a terapia trata a origem do problema postural, que muitas vezes em nada tem a ver com a coluna ou hábitos errôneos de sentar, como acredita-se. O desiquilíbrio postural pode estar relacionado com tensões nos diferentes sistemas corporais (visceral, craniano, muscular ou articular). “O grande diferencial deste método é relacionar as tensões internas com as tensões musculares e é aí que entra a postura”, esclarece.

Tensões internas
Segundo ele, os problemas de postura podem ter as mais variadas causas, como problemas no sistema digestivo e em outros órgãos, e até mesmo alterações ortodônticas, e é no tratamento da origem da disfunção que o Método Busquet é aplicado. “Um caso clássico, é que se a pessoa teve algum problema respiratório, a tendência é que ela tenha a postura mais enrolada. Por causa da tensão nos pulmões, o corpo vai ser curvar para proteger aquela região”, explica o profissional.

Na busca pela correção da postura é realizada uma avaliação global do corpo para que seja elaborado um programa específico de tratamento. O método pode ser utilizado por qualquer pessoa, não havendo restrição quanto idade, sendo indicado, inclusive para bebês. “A infância é o período ideal para se verificar a postura. Às vezes, recebo bebês que vem até por outros motivos e fazendo uma análise verificamos que ele está totalmente assimétrico e diante disso, ele vai crescer com grandes chances de desenvolver alterações posturais”, destaca.

De Marco explica que as sessões do Método Busquet duram uma hora e com cerca de seis sessões já é possível observar os resultados. Ele ainda acrescenta que não é necessário estar com dor para se verificar o equilíbrio postural. “O Método Busquet não busca corrigir a postura, e sim avaliar, identificar e tratar o que causou aquele problema na postura. A partir daí o organismo vai se reorganizando e buscando uma forma mais harmônica e equilibrada”, finaliza.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE