• Mestrado em Direito da Unesc lança Escola de Lideranças

Mestrado em Direito da Unesc lança Escola de Lideranças

06 Jun, 2019 10:49:15 - Educação

Criciúma (SC)

Lideranças comunitárias, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Criciúma, da Justiça Federal e de associações, estudantes e professores de cursos de graduação e alunos do Mestrado em Direito da Unesc, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (5/6), para o lançamento da Escola de Lideranças. O programa de extensão é uma iniciativa do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc) e tem o objetivo de trabalhar a formação de lideranças sociais e comunitárias em Criciúma e região.

A Escola de Lideranças vai oferecer um curso buscando a capacitação para cidadania e o empoderamento das lideranças, trabalhando as temáticas dos direitos humanos, da cidadania e das políticas públicas. A iniciativa do PPGD vai atuar nos eixos: Formação de lideranças comunitárias e sociais; Formação de conselheiros de políticas públicas; Palestras e ações pontuais de formação; Atividades formativas de estudantes e produção de cartilhas que tratam dos direitos humanos, da cidadania e de políticas públicas.

O programa foi apresentado pelos professores do Mestrado em Direito e coordenadores da Escola de Lideranças, Fernanda Lima e Reginaldo de Souza Vieira. A primeira turma do curso de formação realizará as atividades de agosto de 2019 a março de 2020 e a segunda, de abril a novembro de 2020. Serão atividades semanais no período noturno, em turmas com 30 a 40 pessoas.

Segundo Vieira, Escola de Lideranças surgiu de reflexões sobre pontos como a maneira que o Mestrado em Direito poderia trabalhar junto da comunidade temas como direitos humanos e sociedade, políticas públicas, cidadania, democracia de uma maneira que pudesse impactar positivamente a vida das pessoas e como envolver os mestrandos neste diálogo com a sociedade e essa troca de experiências.

Fernanda comenta que a apresentação da Escola de Lideranças também foi um momento para ouvir os representantes da sociedade sobre a iniciativa e que a parceria com os representantes da comunidade é essencial para o desenvolvimento do projeto. “A universidade não pode ser o único centro do saber e por isso a importância de estarmos perto da comunidade. Precisamos desse diálogo e conhecer e reconhecer as pessoas”, afirma Fernanda.

Os interessados em fazer parte da Escola de Lideranças pode entrar em contato com o Mestrado em Direito da Unesc podem entrar em contato pelo e-mail ppgd@unesc.net.

Lançamento tem participação de representantes da OAB e da Justiça Federal

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, afirma que o lançamento da Escola de Líderes é uma iniciativa importante na direção da aproximação com a comunidade. “Esta iniciativa do PPGD tenta identificar oportunidades, demandas da sociedade que podem, por meio de uma interação com professores e alunos da pós-graduação, desenvolver um trabalho de elevado nível. Nos alegramos em ver a participação do setor público, OAB e vários setores da sociedade. Temos certeza que de forma integrada e colaborativa, vamos poder desenvolver temas e soluções de interesse da comunidade”, comenta.

O coordenador do PPGD, Antônio Carlos Wolkmer, ressalta a importância do diálogo e da aproximação do Mestrado em Direito com a sociedade. “Esta inserção com a comunidade se dará de uma maneira muito importante, por meio de um local para colaborar com a formação de lideranças que estão diretamente ligadas às diversas questões envolvendo a sua comunidade. O Mestrado em Direito da Unesc é um ambiente crítico, interdisciplinar e que desenvolve pesquisas pensando em sua aplicabilidade direta na sociedade regional”.

O presidente da OAB de Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, comenta que a Unesc demonstra estar na vanguarda ao proporcionar que a comunidade tenha acesso a um conhecimento que poderá ser propagado dentro de diferentes locais. “Não há outro caminho que não seja pela cultura e pela propagação do conhecimento. E não basta ter educação e cultura. É preciso que as pessoas se tornem vetores da propagação dessas informações e desse conhecimento”.

Segundo o juiz federal Gustavo Pedroso Severo, a Justiça Federal de Criciúma está aberta para iniciativas como a Escola de Lideranças e para que estudantes possam conciliar teoria universitária com a prática cotidiana em seus diversos âmbitos.

Apresentação de pesquisas

Após a apresentação da Escola de Lideranças, sete das 30 pesquisas desenvolvidas por estudantes do Mestrado em Direito da Unesc, em temas como migrações, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor e o seu superendividamento, judicialização da saúde, questões de gênero, questões relacionadas aos presídios e direitos do trabalhador foram apresentadas ao público.

A intenção foi apresentar o que está sendo construído no PPGD e que pode vir a contribuir com as atividades de órgãos de Justiça, da OAB e de outras entidades sociais no sentido de melhorar e impactar o pensar das políticas públicas dos agentes do sistema de Justiça da região.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE