Mesmo no feriado, Dia D da vacinação contra gripe será no sábado

10 Mai, 2018 10:14:46 - Saúde

Maracajá (SC) 

Apesar de ser feriado municipal, pelos 51 anos de emancipação do município, o "Dia D" da vacinação contra a gripe H1N1, está confirmado para sábado, dia 12, das 8 às 17h, quando o Cemasas estará aberto exclusivamente para esta finalidade. A informação é da responsável pela Vigilância Epidemiológica de Maracajá, Silvana Bilésimo, que está preocupada com a baixa cobertura de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

"Até esta quarta-feira, dia 9, de cada dez crianças que devemos vacinar até o dia 1º de junho, apenas quatro foram trazidas ao Cemasas por seus pais ou responsáveis", explica Silvana, quantificando a preocupação pela cobertura de apenas 25% das 417 crianças previstas para imunização na meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município. Conforme os registros até esta semana haviam sido vacinadas somente 105 crianças.

A participação dos idosos é considerada elogiável, segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica. Dos 662 esperados, 463 já se vacinaram, o equivalente a 69,9% da meta. Na meta estabelecida para Maracajá pelo Ministério da Saúde ainda estão 53 trabalhadores do setor de saúde, 77 gestantes, 13 púerperas, 425 portadores de doenças crônicas não transmissíveis e 71 professores das redes públicas de ensino.

Estas e as demais vacinas disponíveis no Cemasas, agora, estão sendo armazenadas em uma nova câmara fria adquirida pelo Departamento Municipal de Saúde, com recursos de emendas parlamentares recuperadas do exercício de 2016, não utilizada na administração anterior. Segundo o diretor de Saúde, Diogo Copetti, o  equipamentos representou investimento de aproximadamente R$ 11 mil, é desenvolvido especificamente para a guarda científica de vacinas, dotada de bateria com autonomia de 24 horas sem energia da rede oficial e receberá, em breve, um acessório que acionará técnicos do Cemasas, por telefone, em casos de falta de energia.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE