Mesários são treinados em Florianópolis nesta segunda (5)

06 Set, 2016 11:17:16 - Política

Florianópolis (SC)

Nesta segunda-feira (5), 65 mesários que atuarão nas seções da 100ª zona eleitoral (Florianópolis) foram treinados no Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A chefe de cartório da 100ª ZE, Grasiela Gaspar Gonçalves, destacou a importância dessa capacitação. “Este treinamento é bem importante porque a eleição ocorre a cada dois anos e mesmo aqueles que já têm experiência acabam esquecendo alguns procedimentos específicos. Nós aproveitamos essa reunião para iniciar as pessoas que nunca trabalharam e para relembrar o procedimento para aqueles que já participaram. "

Janaína da Rosa atuará pela primeira vez nas eleições como mesária e falou que sua expectativa é que o pleito aconteça de forma tranquila. “Achei bem interessante o treinamento para ficar por dentro dos principais assuntos. Até o momento, os procedimentos que aprendi são bem fáceis, o processo de votação é prático e a biometria o torna mais seguro”.

Em média, o treinamento tem duração de duas horas. Durante a capacitação, os mesários assistem à palestra sobre as atribuições que terão no dia das eleições e, logo após, é realizado o treinamento prático nas urnas. Na palestra, os mesários são inteirados acerca dos procedimentos de rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles recebem o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções.

Sabrina Pedrón Martins já participou várias vezes nas eleições como mesária. Segundo ela, cada um deve fazer sua parte para colaborar com o sucesso do pleito. “Eu já perdi a conta de quantas vezes eu já atuei como mesária, a primeira vez foi com 18 anos de idade. O treinamento de hoje foi mais para relembrar os procedimentos, além de apresentar algumas novidades. ”

Nestas eleições, a novidade fica por conta da obrigatoriedade da biometria para a votação em Florianópolis e da utilização do QR Code, que tem como objetivo permitir, de forma segura e simplificada, que qualquer cidadão possa escanear e armazenar os dados contidos nos Boletins de Urnas (BU) com dispositivos móveis (smartphones ou tablets).

Durante o mês de setembro, mais de 2 mil mesários que atuarão em Florianópolis serão treinados. No total, aproximadamente 4 mil mesários trabalharão no próximo dia 2 de outubro nas 1.015 seções eleitorais do município.

Em todo o Estado, aproximadamente 66 mil mesários atuarão nas eleições. As 105 zonas eleitorais de Santa Catarina realizarão o treinamento durante o mês de setembro. Os mesários foram convocados pela internet – para aqueles que se cadastraram no Portal do Eleitor –, via Correios e, em último caso, por oficial de justiça. Os mesários podem consultar também a listagem das reuniões agendadas pelo site do TRE-SC. O comparecimento aos treinamentos é obrigatório e a falta pode ensejar a aplicação de multa.

Além disso, a Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo Mesários, que possui instruções e orientações que visam complementar o treinamento dos mesários e auxiliar no esclarecimento de dúvidas. Entre outras informações, o mesário pode conferir o calendário eleitoral, procedimentos a serem adotados no dia do pleito e indicações de conteúdo online. O aplicativo é gratuito e já está disponível para ser baixado pelo sistema operacional Android e, em breve, estará também pelo IOS.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE