• Merenda escolar é destaque no Balanço Social da Epagri/SC

Merenda escolar é destaque no Balanço Social da Epagri/SC

19 Abr, 2017 15:44:58 - Geral

Içara (SC)

 

A qualidade da merenda escolar servida em Içara foi escolhida pela Gerência da Epagri Estadual para ilustrar o case de sucesso do Programa "Gestão de Negócios e Mercado", desenvolvido pelo órgão.  Atualmente, mais de 80% dos alimentos servidos aos alunos da rede municipal são provenientes da agricultura familiar do município.

 

Segundo o gerente de Marketing e Comunicação da Epagri/SC Gabriel Leite, o case de sucesso estará na Revista Balanço Social.  "Viemos fotografar e conhecer este projeto aqui em Içara. Na publicação mostraremos os diversos avanços referentes ao apoio que a Epagri presta aos agricultores e que beneficiam o público em geral", disse. Nesta tarde, o grupo visitará um produtor de hortaliças que também faz parte do projeto.

 

No município, o programa do órgão estadual cumpriu com seus objetivos, que eram organizar os agricultores. "Uma das formas de organizá-los, foi pela constituição da Coopafi, que hoje abriga 116 agricultores. A Cooperativa vem conquistando muitos avanços para as famílias. Deste total, 30 produtores fornecem alimentos para a Rede. São frutas, verduras, mel, polpa para sucos, laticínios e cereais", explicou a extensionista da Epagri/Içara Eli Alberton

 

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Carolina Dias, são servidas cerca de 182 mil refeições mensais. "A legislação federal prevê que 30% da merenda seja comprado de produtores locais. Em Içara, nós alcançaremos este ano 100%. São alimentos com procedência e qualidade, produzidos com muito carinho. Além disso, as merendeiras são orientadas e recebem cursos para aproveitar todos os nutrientes de cada alimento", destacou.

 

A maioria dos produtos oferecidos às crianças e adolescentes tem certificação orgânica comprovada pelo selo EcoVida. "80% das nossas hortaliças são orgânicas. Temos a orientação nutricional de incentivar sempre os agricultores a produzirem nesta modalidade. Esse ano nosso objeto é fornecer algumas frutas também orgânicas", informou o engenheiro agrônomo da Epagri/Içara Saimon Zeferino.  

 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE