• Merenda escolar de Içara está entre as melhores do país

    Governo homenageou  envolvidos no Prêmio na tarde desta quinta-feira 

Merenda escolar de Içara está entre as melhores do país

04 Ago, 2017 10:54:55 - Educação

Içara (SC)

O cuidado e o investimento na qualidade da alimentação que é oferecida aos estudantes da rede pública municipal resultaram em um reconhecimento nacional para Içara. O determinante para a conquista foi a utilização de produtos orgânicos na alimentação escolar. O município foi selecionado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como um dos que possuem as Melhores Práticas em Alimentação Escolar vinculadas à Agricultura Familiar, colocando a merenda servida aos estudantes entre as 25 melhores do Brasil.

Nesta quinta-feira, o Governo de Içara homenageou os agricultores, as Secretarias de Agricultura e Educação, Epagri e Coopafi, entidades envolvidas na premiação.

“Esse resultado destaca a importância que o município dá para a agricultura familiar, que fornece hoje a maior parte da merenda escolar dos nossos estudantes, em uma quantidade superior do que o exigido em lei, que é 30%. Em Içara alcançamos 90% este ano, utilizando recursos próprios, pois reconhecemos a importância de uma alimentação de qualidade para nossos estudantes”, enfatizou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.

 “Uma alimentação com qualidade faz enorme diferença e ajuda na boa formação de nossos alunos. Não oferecemos frituras, nem embutidos. São frutas e verduras de qualidade, sem agrotóxicos e produzidas com muito zelo. Isso vai além do desenvolvimento físico, ajudando principalmente no desenvolvimento intelectual”, colocou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.


O prêmio

Para alcançar este resultado, o município precisa cumprir uma série de requisitos, entre eles alcançar o percentual mínimo de 30% em compra da agricultura familiar na alimentação escolar nos exercícios de 2013 a 2015 (informações no portal do FNDE); estar adimplente com a prestação de contas do PNAE até o exercício de 2015; possuir Conselho de Alimentação Escolar (CAE) adimplente; e possuir cadastro de Nutricionista Responsável Técnico adimplente no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

“O relato de Içara será divulgado em outubro, no Caderno intitulado “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei do FNDE”, que será lançado no dia que receberemos a premiação em Brasília”, adiantou Gerusa.

Além disso, a Secretaria será contemplada com uma placa comemorativa de reconhecimento, e os autores dos relatos receberão a autorização para utilizar um Selo de Premiação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE