• Mercado de beleza oferecem oportunidades para empreendedores

    Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae destaca dados do setor

Mercado de beleza oferecem oportunidades para empreendedores

17 Jul, 2018 14:17:20 - Economia

A indústria de beleza no Brasil gera grandes negócios. O setor teve um faturamento de R$ 45 bilhões em 2016 – um crescimento de mais de R$ 2 bilhões em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Com esses números, não é difícil perceber que o país tem um excelente público para o segmento, o que levou o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae a produzir um relatório abordando tendências desse mercado e apontando dicas importantes para aplicar nos negócios.

O Brasil representa 60% da produção e 49,1% do consumo de produtos de beleza e higiene na América Latina. Mesmo em tempos de crise, brasileiros não costumam cortar gastos nesse setor: apenas 6,4% das pessoas abririam mão de gastar com tratamentos estéticos. O vigor do segmento se deve, entre outros fatores, ao aumento da participação da mulher no mercado de trabalho e ao crescimento da participação do público masculino, cada vez mais preocupado com sua saúde e bem-estar.

Dados do Ministério do Trabalho apontam que existem 10.934 centros de estética no país. Entre as regiões, o Sudeste abrange a grande maioria, seguido do Nordeste e do Sul, empatados em segundo lugar. Santa Catarina é o quinto estado com maior número de empresas, com 579 estabelecimentos.

Novidades e mercado masculino

Entre os principais serviços ofertados nas áreas de estética corporal e facial estão drenagem linfática, depilação, massagem, peeling e maquiagem definitiva. Novidades como criolipólise (que atua por meio do frio para reduzir a gordura localizada) e maderoterapia (técnica de massagem que usa madeira para reduzir medidas e aliviar estrias) também vêm atraindo os consumidores.

Um dos maiores responsáveis pelo aumento das vendas em produtos de higiene e beleza, o público masculino tem buscado por cuidados com a aparência. Esse é um importante mercado para ser acompanhado. Mesmo que diversos procedimentos sejam ofertados para ambos os gêneros, centros especializados em tratamentos masculinos ainda são vistos como novidade. Nesses locais, são oferecidos serviços como depilação a laser, bronzeamento e tratamento para queda de cabelo.

Ideias para inovar

O setor oferece inúmeras oportunidades para os empreendedores. Além do mercado masculino, existem outras oportunidades pouco exploradas por pequenas empresas, como o foco em segmentos étnicos e de gestantes. Outras ideias que podem ser aproveitadas são:

- Atendimento in loco

Uma boa estratégia para dias de pouco movimento é deslocar funcionários para realizar tratamentos simples na residência dos clientes. Também é possível fechar convênios com empresas próximas e oferecer tratamentos como benefício aos colaboradores.

- Despedida de solteira

Além do tradicional "Dia da Noiva", é possível oferecer serviços para que a noiva, as madrinhas e convidadas do casamento relaxem e aproveitem um dia de tratamentos antes do grande dia. Como diferencial, podem ser oferecidos pequenos lanches e bebidas e até mesmo algum tratamento como brinde.

- Nutrição estética

Essa especialidade é oferecida por profissionais de nutrição e pode auxiliar no tratamento estético de pessoas que buscam por procedimentos mais naturais e menos invasivos. O número de profissionais na área tem crescido, com previsão de aumento de mais de 20% de nutricionistas especializados este ano - o que indica uma forte tendência para o setor.

Mais informações:

Quer acompanhar as principais movimentações do mercado sobre Beleza e Bem-Estar? Estar por dentro dos eventos do setor e principais tendências? Acesse o portal de Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae.

Cadastre-se no SIS/SEBRAE para receber mensalmente relatórios e boletins de inteligência que o ajudarão na orientação do seu negócio.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO|
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal