• Mercado de Beleza apresenta oportunidades para empreendedores

    Mesmo com a desaceleração da economia nacional, o setor apresentou nos últimos anos (2015 e 2016) um crescimento bem superior ao restante do PIB

Mercado de Beleza apresenta oportunidades para empreendedores

21 Fev, 2018 15:42:08 - Economia

Florianópolis (SC)

Os cuidados com beleza estão em alta e a previsão é que nos próximos anos os consumidores busquem ainda mais serviços e produtos associados. O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza em todo mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.  Mesmo com a desaceleração da economia nacional, o setor apresentou nos últimos anos (2015 e 2016) um crescimento bem superior ao restante do PIB, registrando 9,8% de aumento médio, contra os 3% do PIB total e 2,2% da indústria geral. O relatório de inteligência produzido pelo Sebrae aborda oportunidades e tendências sobre o mercado de Beleza e Bem-estar no país e em Santa Catarina.

Tal comportamento é fruto de uma maior consciência dos consumidores com o embelezamento e com a sua relação direta com o bem-estar. Hoje, o consumidor não busca apenas estar belo, mas também estar saudável. Essa ampliação gera oportunidades no setor para fabricantes e fornecedores de produtos cosméticos, bem como para empresas que comercializam produtos de beleza e estabelecimentos que prestam serviços de estética. A categoria que mais cresceu no setor, de acordo com o Sebrae, foi a de microempreendedores individuais (MEIs) – profissionais que faturam até 60 mil por ano.

Nada menos do que 70% dos brasileiros afirmam que os gastos com beleza são uma necessidade. No país, 6 em cada 10 pessoas consideram-se vaidosas e preocupadas com a aparência. Quase um quarto da população (23,4%), assume ter o hábito de gastar mais do que realmente pode com produtos e cuidados estéticos. Os cosméticos estão em primeiro no ranking das intenções dos consumidores (50,7%). Em segundo surgem as roupas, calçados e acessórios (43,9%) e em terceiro, cuidados com cabelo, unha, barba e pelos (42,3%). Estão na lista ainda os tratamentos odontológicos (24,4%), maquiagens (20,9%) e remédios e vitaminas (19,0%).

Mercado em Santa Catarina

Existem 2.828 negócios do setor em Santa Catarina, registrados na Relação Anual de Informações Sociais,. As atividades que mais movimentam o mercado são as de cabeleireiros, manicure e pedicure (36%) e comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (36%). O oeste catarinense, é a região que mais concentra negócios do setor (27%). A Grande Florianópolis (21%) e a Região Serrana (19%), também são bastante representativas.

Os micro e pequenos negócios se destacam no setor, alcançando 99% das empresas destinadas ao ramo no Estado. Destas, a maior quantidade é de microempresas (82%). Os microempreendedores individuais representam 16,90% dos negócios. E os pequenos negócios 0,94% dos negócios. Apenas 0,9% são destinadas a empresas de médio ou grande porte.

Fatores de crescimento

Os fatores para o crescimento do setor de beleza e bem-estar são diversos. A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) atribui alguns fatores como:

- O acesso das classes D e E aos produtos do setor, em virtude do aumento da renda.

- Aumento da classe C e o crescente consumo deles em produtos de beleza mais caros e sofisticados.

- Aumento da expectativa de vida da população, e consequentemente, aumento da demanda de produtos voltados para a terceira idade.

- Maior preocupação da sociedade com questões que envolvem a saúde, a beleza e o bem-estar.

A importância do público masculino

Outro aspecto importante para o crescimento do setor, é a maior participação do público masculino. Os homens estão mais vaidosos e se preocupam com seus cabelos e marcas de expressão. Eles também se interessam por redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento. Nos últimos 5 anos, o segmento masculino de beleza dobrou e deve continuar crescendo 7,1% até 2019. 

Somente a venda de produtos para barba, sabonetes e xampus para o público masculino, movimentou de 2009 a 2014 - US$ 4,7 bilhões no Brasil, um aumento de 99,4% (dados da Euromonitor). Outros serviços, que antes eram destinados em grande maioria para as mulheres, hoje também são procurados pelos homens. Como é o caso da depilação. Hoje, 37% do público total de serviços e produtos estéticos, incluindo a depilação, é masculino.

Oportunidades de negócios

Investir em franquias é a uma ótima aposta para empreendedores que desejam abrir seus negócios com uma marca já com credibilidade no mercado. O faturamento do setor de franquias cresceu 8,3% em 2016. Esse número representa R$151,24 bilhões contra R$ 139,59 bilhões no ano anterior.  Outra oportunidade está no setor de Produtos Premium. Atualmente, os hábitos de consumo dos brasileiros estão divididos em 91% produtos de massa e 9% de luxo. Fragrâncias e cremes para o cabelo e pele se destacam no segmento.

Mais informações

Conheça mais sobre o cenário brasileiro para negócios de beleza. Informe-se sobre as forças, fraquezas, oportunidades, desafios e legislações do setor acessando o conteúdo produzido pelo Sebrae.

Quer acompanhar as principais movimentações do mercado sobre beleza e bem-estar? Estar por dentro dos eventos do setor e principais tendências? Acesse o portal de Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae.

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