• Melhor obra do Fundam é o investimento na saúde, afirma Saretta

Melhor obra do Fundam é o investimento na saúde, afirma Saretta

29 Jun, 2017 15:12:52 - Política

Florianópolis (SC)

O deputado estadual Neodi Saretta propôs hoje (29), na Tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que o governo do Estado destine parte dos recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) à área da saúde. Trata-se da reedição de um grande empréstimo, desta vez no valor de R$ 1,5 bilhão, direcionado, principalmente, para infraestrutura. “A saúde em Santa Catarina encontra-se num momento extremamente preocupante, com dívidas com hospitais e com prestadores de serviço, que ao não receberem pagamento deixam de prestar muitos outros serviços. Na outra ponta estão os pacientes que aguardam por atendimento, medicamentos e cirurgias eletivas”, argumentou. Saretta acredita que a resolução destes problemas seja a melhor obra à população. “Certamente os municípios ficariam satisfeitos porque iriam resolver esta questão”, afirmou.

Durante o pronunciamento, o deputado também pediu atenção especial da Secretaria de Estado da Saúde para regularizar, em caráter de urgência, a entrega de bolsas aos ostomizados (pessoas que precisaram passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina). Segundo o deputado, somente 60% dos 3.800 pacientes estão recebendo o produto e a entrega não está sendo realizada em dia.

“Ontem fizemos uma conversa com a Associação dos Ostomizados de SC que nos colocou a preocupação. Além disso, há mais de mil pessoas aguardando a cirurgia de reversão.” Saretta já se manifestou diversas vezes sobre este assunto e apresentou, inclusive, documentos solicitando ao governador do Estado, por meio da Secretária da Saúde, a regularização do fornecimento de bolsas de colostomia. Na Comissão de Saúde desta semana foi aprovada a realização de uma audiência pública para reunir os representantes de associações de ostomizados, a SES e demais agentes envolvidos para expor as providências que estão sendo tomadas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança