Meio rural catarinense atrai investimentos de jovens empreendedores

02 Mar, 2017 15:02:34 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)


Jovens empreendedores direcionam investimentos para o meio rural de Santa Catarina e trazem um novo olhar para atividades tradicionais, passadas de geração para geração. É cada vez mais comum ouvir histórias de filhos de agricultores que se dedicam para aprimorar a produção da família, focados na melhoria do processo produtivo e na geração de renda. Nas mãos desses empreendedores, as propriedades se tornam pequenas empresas, com um processo administrativo bem estruturado e um plano de negócios para o futuro.

 

Não é raro encontrar em Santa Catarina uma propriedade rural onde pais e filhos trabalham juntos, como sócios. Na família Klehm, da comunidade de Ribeirão do Salto em Taió, é assim. O casal Margô e Vilmar trabalhava na produção de fumo e também fazia pães para vender na cidade. A grande virada aconteceu quando a filha deles, Kíria Klehm, começou a tomar gosto pela panificação, estudou Gastronomia e Processos Gerenciais e resolveu ajudar no empreendimento da família. “Hoje, o que eu faço é um melhoramento do que a minha avó ensinou e do que eu aprendi nos cursos. A gente precisa tanto da parte prática quanto de administrar, porque, querendo ou não, é uma empresa, mesmo rural ou familiar funciona como uma empresa”, afirma.

 

Há 12 anos no ramo da panificação, a família encontrou no Programa SC Rural o apoio que faltava para ampliar o negócio. Com investimentos de R$ 59.664,00, sendo metade em recursos do programa, o empreendimento familiar ganhou uma nova sede, além de equipamentos para melhorar a produção. Se antes a produção girava em torno de 250 pães por semana, hoje são mais de 400, sem contar os bolos, cucas e tortas. O fumo também já não tem mais espaço na propriedade, ele foi substituído por batata doce, aipim, cará e milho verde, que são a matéria prima dos pães e bolos.

 

Kíria explica que o programa não se resume ao apoio financeiro, ele também possibilitou a melhoria na produção e até mesmo a união da família. “Nós produzimos mais, estamos unidos, trabalhando juntos. E eu posso ter um futuro, posso ser padeira, administradora, agricultora, tudo no mesmo local. O SC Rural foi uma bênção, pois abriu nossa visão para o mundo. Nós podemos permanecer na propriedade, continuar nosso serviço e aumentar a produção”, comemorou.

 

No início do projeto, é claro que a família tinha alguns receios. Com pouca escolaridade, Vilmar e a esposa tinham medo de mudar e investir num projeto novo. Só com muitas conversas com a equipe da Epagri da região é que a família teve confiança para esse desafio. “Quando é para renovar uma coisa, nós temos a cabeça fechada, dá medo. E o SC Rural e a Epagri fizeram a gente enxergar uma coisa maior. Hoje, nós estamos felizes porque estamos no que é nosso. A gente sonhava em ter uma coisa melhor e não estávamos conseguindo. Com o projeto nós conseguimos realizar esse sonho”, disse.

 

Para o futuro, a família Klehm sonha grande, levada pelos projetos da filha. “Eu penso em lançar mais produtos, coisas novas. Quem sabe o café colonial, um restaurante ou um turismo. Sem perder a qualidade do produto”, afirmou ela.  E ir embora para a cidade nem passa pelos pensamentos de Kíria. “Eu sinto orgulho, orgulho de ter conseguido ficar na roça, de ter dado um passo a diante, ficado aqui. Eu gosto do que eu faço”, explicou.

 

Capacitação de jovens agricultores

 

O Governo do Estado é um grande apoiador desses jovens, que encontram no Programa SC Rural um parceiro para se profissionalizar e investir na propriedade. O programa, além de oferecer o Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para os jovens de todo o estado, ainda dá apoio financeiro para projetos de melhoria de processo produtivo, agregação de valor, turismo rural, entre outros. Desde 2013, foram mais de 25 cursos ministrados em Santa Catarina, sendo que 500 projetos de investimentos receberam recursos do Programa, num total de R$ 8 milhões. Os cursos variam de oito a dez semanas e as aulas são em esquema de alternância, que preconiza etapas que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, com o objetivo de despertar o seu potencial empreendedor.

 

Programa SC Rural

 

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares. O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal