• Matriz de Cocal do Sul passa pela maior reforma e ampliação

    Obra do cartão postal da cidade e marco da colonização italiana será entregue na quinta-feira, 08, dia da Padroeira durante celebração festiva

Matriz de Cocal do Sul passa pela maior reforma e ampliação

08 Set, 2016 10:12:16 - Geral

Cocal do Sul (SC)

Depois de dois anos fechada para a realização da maior reforma de sua história, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul, abrirá suas portas na próxima quinta-feira 08 (feriado municipal), dia da Padroeira, ao som dos cânticos dos sinos e celebração festiva presidida pelo Bispo Dom Jacinto Inacio Flach e pelo Pároco, Pe. Eloir Borges, às 10h. 

Os últimos dias foram de trabalho intenso para deixar tudo pronto para o templo voltar a ser frequentado por milhares de fieis católicos. A reforma e ampliação foram completas, podendo acomodar aproximadamente 800 pessoas. Novas cores, arte, modernidade e inovação que guardam 90 anos de uma rica história alicerçada na fé da colonização italiana. 

Arquitetada pela profissional, Tatiana Mussi com acompanhamento do Padre Eloir Borges, a obra conta com duas capelas, a do Santíssimo e da Padroeira, além da reestruturação litúrgica, havendo ainda uma nova sacristia, sala dos ministros e padres, espaço para reuniões na parte superior da sacristia e a inauguração da Galeria dos Padres. “Nossa preocupação desde o início sempre foi de manter a originalidade. 

Buscamos respeitar o passado, porém projetando um futuro, vivendo um presente dentro daquilo que nós temos. Todo material de revestimento que havia na igreja era exclusivo da Eliane Revestimentos Cerâmicos. Para não perder as características, o mesmo foi buscado junto à empresa. Na obra foi utilizado o porcelanato com peças única, criada para a igreja dentro de uma nova técnica. Os azulejos, se as pessoas observarem, possuem o mesmo desenho do antigo que foi mantido no coro como forma de recordação”, explica Padre Eloir. 

Outra novidade são as peças em pedra (granito salto rosa) como o altar, a cadeira presidencial, mesa da Palavra e a pia batismal. Ao todo foram utilizados 16 mil quilos do material, vindos de São Paulo. “É tudo maciço. Somente o altar possui quatro mil quilos de pedra”, detalha o pároco. 

A beleza que agrega arte e cores próprias está presente tanto na parte interna quanto externa do templo por meio dos vitrais que dão um toque especial à obra. Segundo Padre Eloir todos os vitrais foram orientados por um dos mais respeitados artistas sacros da atualidade, Cláudio Pastro, de São Paulo. “Optamos por uma pessoa especializada para deixar a nossa igreja ainda mais bonita. Ele é o mesmo artista do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por exemplo. A arte compõe um jogo de cores, tonalidades e abstrato que elevam os traços a um caminho de paz, aos céus”, enfatiza. 

A parede que fica atrás do altar também foi desenhada pelo artista Claudio Pastro e a pintura executada pela artista plástica Katurra. Elas destacam a história de Maria desde o seu nascimento até a sua assunção (dormição). Ao centro, a mão de Deus que cria o Espírito Santo, o Cristo como centro, o cordeiro imolado.

Outra melhoria é a climatização da igreja, o novo sistema de som e os bancos que foram restaurados e alguns adquiridos, com cerca de cinco metros. A parte externa da matriz possui ainda características diferenciadas. A textura utilizada é romana, além da beleza e sublimidade dos tons, o trabalho oferece maior resistência, imaginando que as possíveis rachaduras não devam mais aparecer.

“Espero que as pessoas compreendam que a nossa igreja matriz na questão histórica é o marco da colonização, no social ela representa o cartão postal da cidade e, na questão religiosa, é um lugar que nos acolhe para que possamos nos encontrar com o Senhor. Que nós possamos ter um ambiente acolhedor, que nos transmita paz e nos proporcione encontrar com Deus”, afirma Padre Eloir. 

Doações que edificam
Há 90 anos, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade testemunha, do Centro de Cocal do Sul, o crescimento da cidade. E como nos primórdios, sua edificação e manutenção sempre foram feitas com a união de muitas mãos solidárias e prestativas. O que não foi diferente diante desta nova reforma que partiu de uma necessidade e de um sonho, aparentemente ousado, do Padre Eloir e de uma equipe que acreditou neste projeto inovador e, que se tornou realidade, graças às doações, campanhas e muito trabalho. 

“Quando observamos a necessidade de uma reforma completa, sabíamos que iríamos precisar de muitos recursos. Então iniciamos a obra com um caixa de aproximadamente R$ 700 mil oriundos de quatro festas e algumas doações. Depois conseguimos com a Eliane Revestimentos Cerâmicos a doação de todo revestimento e com a construtora Perego a mão de obra, veículos, maquinário, andaimes. Pagamos apenas à construtora, o salário dos funcionários. Dinheiro que conseguimos com a colaboração das famílias que adquiriram os carnês”, relata Padre Eloir. 

As pedras do altar foram todas doações, além do vidro das escadarias, móveis, decoração, o trabalho da arquiteta, papel de parede, lustres, luminárias. “Corremos atrás de todos esses detalhes, bem como, a pintura da igreja. Graças a Deus, as empresas foram parceiras. Buscamos todas essas benfeitorias e, hoje, somos imensamente gratos. Uma luta diária de pessoas que acreditaram. Não fizemos nada do que não era preciso e tudo partiu de estudos. A beleza que a gente vê na obra, agregada à qualidade e o ar de requinte não é luxo. É bom gosto. Um ambiente onde as pessoas podem entrar e encontrar um espaço litúrgico que os levem à oração. Um ambiente limpo, harmônico e sublime. Temos muita gratidão aqueles que estão apoiando a igreja. São muitas pessoas e empresas nos auxiliando. É bonito vermos a alegria de todos ansiosos pela abertura da nossa igreja”, finaliza Padre Eloir.

Programação da Festa em Honra Nossa Senhora da Natividade
7 de setembro (quarta):
19h30: Santa Missa, presidida pelo Pe. Eloir Borges
20h30: Jantar Festivo (churrasco, maionese, saladas e bebida em geral)
20h30: Show com João Batista Goiano e Banda (entrada franca)

8 de setembro (quinta):
9h: Veneração pública à relíquia de São Padre Pio, sobre o terreno da 1ª igreja polonesa e procissão com Nossa Senhora da Natividade e São Padre Pio até a igreja Matriz
9h30: Hasteamento das bandeiras do Brasil e do Vaticano
10h: Missa Festiva presidida por Dom Jacinto Inacio Flach com dedicação da Igreja Matriz e dedicação do Altar
14h: Santa Missa com consagração das crianças, benção das gestantes, mães e vovós, presidida pelo Pe. Avelino de Souza (Diocese de Tubarão)


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal