• Matriz de Cocal abre suas portas no dia da Padroeira

Matriz de Cocal abre suas portas no dia da Padroeira

08 Set, 2016 16:04:15 - Variedades

Cocal do Sul (SC)

Depois de dois anos fechada para a realização da maior reforma de sua história, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul, abriu suas portas hoje, 08 (feriado municipal), dia da Padroeira, ao som dos cânticos dos sinos e celebração festiva com dedicação da igreja e do altar com consagração e unção, presidida pelo Bispo Dom Jacinto Inacio Flach e pelo Pároco, Pe. Eloir Borges, às 10h. A celebração também contou com a veneração pública à relíquia de São Padre Pio, sobre o terreno da 1ª igreja polonesa e procissão com Nossa Senhora da Natividade e São Padre Pio até a Matriz e o hasteamento da bandeira do Vaticano. Centenas de fieis viveram o momento de graça e emoção que contou ainda com a participação de 15 padres. 

A reforma e ampliação do templo foram completas, podendo acomodar aproximadamente 800 pessoas. Novas cores, arte, modernidade e inovação que guardam 90 anos de uma rica história alicerçada na fé da colonização italiana. 

A obra conta com duas capelas, a do Santíssimo e da Padroeira, além da reestruturação litúrgica, havendo ainda uma nova sacristia, sala dos ministros e padres, espaço para reuniões na parte superior da sacristia e a inauguração da Galeria dos Padres. “Nossa preocupação desde o início sempre foi de manter a originalidade. Todo material de revestimento que havia na igreja era exclusivo da Eliane Revestimentos Cerâmicos e assim continua, porém substituídos. Na obra foi utilizado o porcelanato com peças única, criada para a igreja dentro de uma nova técnica. Os azulejos, se as pessoas observarem, possuem o mesmo desenho do antigo que foi mantido no coro como forma de recordação”, explica Padre Eloir. 

Outra novidade são as peças em pedra (granito salto rosa) como o altar, a cadeira presidencial, mesa da Palavra e a pia batismal. Ao todo foram utilizados 16 mil quilos do material, vindos de São Paulo.

A beleza que agrega arte e cores próprias está presente tanto na parte interna quanto externa do templo por meio dos vitrais que dão um toque especial à obra. Segundo Padre Eloir todos os vitrais foram orientados por um dos mais respeitados artistas sacros da atualidade, Cláudio Pastro, de São Paulo. “Optamos por uma pessoa especializada para deixar a nossa igreja ainda mais bonita. Ele é o mesmo artista do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por exemplo. A arte compõe um jogo de cores, tonalidades e abstrato que elevam os traços a um caminho de paz, aos céus”, enfatiza. A parede que fica atrás do altar também foi desenhada pelo artista Claudio Pastro e a pintura executada pela artista plástica Katurra.

Outra melhoria é a climatização da igreja, o novo sistema de som e os bancos que foram restaurados e alguns adquiridos, com cerca de cinco metros. “Espero que as pessoas compreendam que a nossa igreja matriz na questão histórica é o marco da colonização, no social ela representa o cartão postal da cidade e, na questão religiosa, é um lugar que nos acolhe para que possamos nos encontrar com o Senhor. Que nós possamos ter um ambiente acolhedor, que nos transmita paz e nos proporcione encontrar com Deus”,
Doação
Há 90 anos, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade testemunha, do Centro de Cocal do Sul, o crescimento da cidade. E como nos primórdios, sua edificação e manutenção sempre foram feitas com a união de muitas mãos solidárias e prestativas. O que não foi diferente diante desta nova reforma que partiu de uma necessidade e de um sonho, aparentemente ousado, do Padre Eloir e de uma equipe que acreditaram neste projeto inovador e, que se tornou realidade, graças às doações, campanhas e muito trabalho. 

“Iniciamos a obra com um caixa de aproximadamente R$ 700 mil oriundos de quatro festas e algumas doações. Depois conseguimos com a Eliane Revestimentos Cerâmicos a doação de todo revestimento e com a construtora Perego a mão de obra, veículos, maquinário, andaimes. Pagamos apenas à construtora, o salário dos funcionários. Dinheiro que conseguimos com a colaboração das famílias que adquiriram os carnês”, relata Padre Eloir. 

As pedras do altar foram todas doações, além do vidro das escadarias, móveis, decoração, o trabalho da arquiteta, papel de parede, lustres, luminárias. “Corremos atrás de todos esses detalhes, bem como, a pintura da igreja. Graças a Deus, as empresas foram parceiras. Uma luta diária de pessoas que acreditaram. 

Não fizemos nada do que não era preciso. A beleza que a gente vê na obra, agregada à qualidade e o ar de requinte não é luxo. É bom gosto. Um ambiente limpo, harmônico e sublime onde as pessoas podem entrar e encontrar um espaço litúrgico que os levem à oração. Nossa gratidão e oração a todos aqueles que apoiaram a igreja e participaram conosco em nossa celebração de entega. Foi muito especial e emocionante e, com certeza, ficará guardada em nossos corações e na história da cidade”, finaliza Padre Eloir.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança