• Materia sobre o projeto na comunidade terapeutica

Materia sobre o projeto na comunidade terapeutica

01 Mar, 2017 16:41:32 - Geral

Içara (SC)

Para os dependentes químicos, conseguirem recomeçar a vida longe das drogas é um caminho com muitos obstáculos. Porém os acolhidos do CETRAD - Centro de Tratamento de Adicção localizado na rua José Demo s/n bairro Poço 3 em Içara/SC, atende pessoas com dependência química e alcoolismo, contam com a ajuda do esporte como forma de tratamento, através das aulas de jiu-jitsu em parceria com a academia Lotus Club – CETEPE, que disponibilizou tatame e os equipamentos para realizar os treinos, os acolhidos tem a oportunidade de um novo recomeço.

Segundo o instrutor faixa preta Lucas Pretto da Silva, o Ceará praticante da arte marcial desde 2002 e bacharelado em educação física, os treinos aliados ao estilo de vida é uma excelente ferramenta para ajudar a manter o equilíbrio entre a saúde mental e a saúde física, utilizando o esporte como terapia ocupacional, e estimulando a disciplina e hierarquia dos tatames.

OML 36 anos, acolhido da instituição há 4 meses e 25 dias, morador da Cidade de Criciúma se envolveu com drogas lícitas e ilícitas aos 11 anos de idade e vê hoje no jiu-jitsu uma forma de trabalhar o lado mental, espiritual e físico, agregando disciplina, pois a abstinência da droga causa um stress natural, baixa-estima, dificuldades de relacionamento, e resistência para seguir normas e regras que podem ser superada através deste esporte.




Aplicação do Projeto

Desenvolvimento da aula: Fundamentação teórica da prática esportiva, disciplina e fundamentos técnicos iniciais do esporte (o objetivo é apresentar o esporte sem aprofundá-lo tecnicamente). Alongamentos antes e após os treinos e o local da atividade é no próprio centro de terapêutico, a partir da montagem de tatame de encaixe que é montado e desmontado após os treinos.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE