• Marketing político e as eleições de 2018

Marketing político e as eleições de 2018

18 Abr, 2018 13:52:12 - Artigo

Não bastassem a instabilidade política e econômica em País continental como o nosso, a polêmica recente envolvendo o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, é um ingrediente extra a confirmar a impressão que já se tinha há meses: as eleições de 2018 no Brasil serão acompanhadas com atenção redobrada por todo o mundo. Outra impressão que já pode ser tratada como certeza: a disputa pela Presidência, pelo Governo dos Estados e por vagas no Parlamento se dará sob forte influência das redes sociais e com uso crescente de ferramentas de inteligência artificial que ajudam a entender melhor as características do eleitor e a definir estratégias.

Será uma campanha eleitoral bastante curta. Menos de dois meses. Por isso é consenso entre os estrategistas que os candidatos mais conhecidos e que começaram cedo a buscar um relacionamento com seus eleitores largarão com grande vantagem. Daí que a tão esperada renovação não deve ocorrer – pelo menos nas eleições para deputados estaduais e federais.  As campanhas majoritárias ainda são uma incógnita, visto que sobre muitos dos nomes em destaque ainda ronda o fantasma da Lava-Jato. Como bem definiu um jornalista catarinense, “o País está de cabeça para baixo”.

Todo esse cenário eleitoral – inclusive a legislação que vai nortear a disputa de outubro - será debatido no Seminário Catarinense de Marketing Político que o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina promove no dia 25. Nele, contaremos com especialistas renomados, como o premiado Rodrigo Gadelha e o experiente Marcelo Vitorino, além do ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e jornalistas políticos de Santa Catarina. Todos irão avaliar as melhores estratégias e indicar caminhos possíveis para quem estará envolvido com as eleições 2018.

Mesmo que alguns tenham feito a lição de casa e iniciado o trabalho há algum tempo, em meio a um quadro político instável, a maioria dos candidatos ainda aguarda pelas definições das convenções que irão confirmar seus nomes, embora já pudessem estar tomando algumas providências visando o pleito eleitoral. Por tudo isso, e visando à qualificação dos profissionais que irão atuar nas eleições deste ano, o Seminário tem tudo para entrar no calendário fixo do Sinapro, mobilizando políticos, profissionais de marketing e jornalistas.

Pedro Cherem
Presidente do Sindicato  das Agências de Propaganda (Sinapro-SC)

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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