Marketing 4.0 e Política Comercial de Destino são temas de palestra

22 Mai, 2018 17:34:39 - Variedades

Garopaba (SC)

Com o passar dos anos, o marketing mudou e o perfil dos consumidores também. A afirmação é da consultora especialista em marketing e promoção turística, Márcia Godinho, da Prisma Consultoria. Nesta quarta-feira, dia 23, ela palestra sobre Marketing 4.0 e a Política Comercial de Destino. Promovido pelo Sebrae/SC, o evento ocorre na Câmara de Vereadores de Garopaba, no Centro, das 16 às 18 horas, e é voltado para empresas que integram a Rota da Baleia Franca (RBF) – formada pelos municípios de Laguna, Garopaba e Imbituba, além de pessoas interessadas no desenvolvimento da região.

A consultora explica que o Marketing 4.0 é o estágio mais recente das estratégias de mercado. “Assim como o consumidor, o marketing também evoluiu. No começo era voltado apenas para o produto; depois, descobriu-se o consumidor; em seguida, ele se preocupou com a sustentabilidade e as pessoas, ficando mais ligado à tecnologia; agora isso ganhou força e trabalhamos o marketing de rede”, detalha.

Isto mostra a importância das ações cooperativas, já que, segundo Márcia, as pessoas levam mais em consideração o que outras pessoas falam sobre determinado produto do que o que diz a própria empresa que o fabrica ou comercializa. O objetivo da palestra é apresentar esta evolução do marketing, as novas tendências e de que forma isto pode ser aplicado ao turista da Rota. “É um novo jeito de fazer turismo. As pessoas estão conectadas, é importante que a Rota da Baleia Franca também esteja”, pontua.

Política Comercial de Destino

Ainda sobre conectividade, a especialista destaca a Política Comercial de Destino. Trata-se de um braço do marketing, através do qual todos os envolvidos – empresários e comunidade – em um mesmo destino turístico operam de acordo com um modelo pré-estabelecido e integram uma rede de cooperação. “Temos como exemplo Bonito, no Mato Grosso do Sul. Desde o empresário da ponta, como o dono de um restaurante, até guias e empresas aéreas respeitam a comissão e operam da mesma forma. No caso de Bonito ficou definida a comercialização de vouchers através de agências de viagem, ou seja, o turista precisa acionar uma agência de viagem para adquirir os passeios”, explica Márcia.

Ela destaca que não necessariamente este precisa ser o modelo da RBF, pois cada lugar tem as suas próprias características e o padrão de política comercial precisa ir de encontro a estas características, mas é importante definir um modelo que beneficie toda a rede, englobando empresários e comunidade.

“Hoje, a Rota trabalha as redes sociais através da Internet, mas ainda não possui uma rede de cooperação entre os empresários e a comunidade. É importante que o destino se posicione na forma como ele quer ser apresentado no mercado, definindo critérios para isso. Na palestra também vamos levantar essa bandeira e sensibilizar os empresários para que construam uma política comercial”, finaliza a consultora.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal