• Estudantes de outras escolas ou universidades também podem participar como voluntários

Marista lança projeto ‘Voluntariado’ para alunos do Ensino Médio

25 Abr, 2018 14:11:32 - Educação

Criciúma (SC)

O Colégio Marista Criciúma está desenvolvendo um novo projeto de solidariedade com estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Algumas ações sociais terão início a partir da primeira semana de maio, e o objetivo principal é envolver os adolescentes em atividades contínuas de ajuda ao próximo.

A ideia do projeto surgiu inspirada no Voluntariado Internacional do Grupo Marista, que visa a formação integral do indivíduo, promovendo experiências marcadas por valores cristãos.

“Esse projeto é totalmente novo, pois nossas ações eram pontuais com os jovens da Pastoral Juvenil  Marista (PJM), sem a sistematização e periodicidade proposta pelo projeto. A sistematização se dá a partir do  cadastramento prévio das instituições, para que o voluntário interessado tenha o colégio como ponto de articulação na realização de seu trabalho”, afirma  Maikel Ronqui, coordenador da pastoral.

Outro ponto importante no novo projeto solidário é a periodicidade do acompanhamento às instituições, tanto para dar segurança aos atendidos, como também para desenvolver no voluntário o sentimento de pertença, identificação e responsabilidade com os espaços.

“A periodicidade se dá de acordo com a disponibilidade da entidade escolhida pelo aluno, contudo, sugere-se que seja semanal, bissemanal ou mensal”, explica Maikel.

Dentre as propostas está o acompanhamento mensal nas instituições, com a presença dos voluntários, para partilhar experiências, socialização do aprendizado e o acompanhamento individual com cada participante, entendendo os desafios singulares que compreenderão cada um em sua vivência.

“Trata-se de uma novidade na região, pois não temos trabalhos similares. A grande adesão por parte dos alunos, com mais de 50% dos estudantes da segunda série participando, além de pais, ex-alunos e até pessoas não vinculadas ao Grupo Marista, principalmente universitários, nos faz acreditar que estamos no caminho certo, e que precisamos dar continuidade ao projeto”, conclui  José Carlos Pereira, diretor do Colégio Marista Criciúma.

Sobre o Colégio Marista Criciúma

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Criciúma, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 50 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Criciúma (SC), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.400 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE