• Maria Luiza Lessa Matos é homenageada no Legislativo

Maria Luiza Lessa Matos é homenageada no Legislativo

04 Set, 2018 13:47:35 - Política

Criciúma (SC) 

Maria Luiza Lessa Matos (in memoriam) foi a homenageada na sessão desta segunda-feira (3/9), no Legislativo. A Moção, de autoria do vereador Julio Colombo (PSB), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A homenageada que nasceu em Araranguá, em 17 de maio de 1940, tornou-se uma referência pela capacidade de liderança, na busca de recursos e parcerias, com a Cruz Vermelha, Câmara de Deputados, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Ministério Público, Unesc, organizações não governamentais, empresas privadas, voluntários e com toda a sociedade. Familiares, amigos, integrantes da Associação Vida Ativa São José, Cruz Vermelha, além do promotor de Justiça Titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma – Área da Família, Alex Sandro Teixeira da Cruz, participaram da homenagem

“Ela deixou um legado, o do amor, o do voluntariado, e de trazer esperança para as pessoas que por uma razão ou outra estão desanimadas na vida, naquele momento”, disse o vereador, autor da homenagem, lembrando que a cidade terá uma rua com o nome da Maria Luiza. Os vereadores Juarez de Jesus (PSD), Angela Mello (MDB), também falaram da trajetória e do legado que deixou.

“Isso nos deixa muito emocionado. Isso, de certa forma, ameniza um pouco a dor, a falta que ela nos faz. Esse reconhecimento para nós é muito importante. Dá-nos um orgulho muito grande. Foram momentos difíceis que passamos, mas ela nunca deixou abalar, se abater. Isso nos fortalece para seguir em frente”, disse o filho, Fabio Lessa.

“Tenho maior orgulho de ser sobrinho. Ela protegia toda a família, era o centro de toda a nossa família. Todos somos muitos gratos. Ela não desistia. Ficaria a noite toda falando dela. Era apoio, conselheira, vocês estão homenageando uma grande mulher, tia, pessoa, cidadã. Isso simboliza a gratidão e reconhecimento por tudo o que ela fez pela cidade”, comentou o jornalista Adelor Lessa.

“Eu a conheci há alguns anos, já como presidente da Associação Vida Ativa e tive simpatia muito grande. Era pessoa guerreira, corajosa, alegre e destemida. Sempre pensando nas demais pessoas”, enalteceu o promotor Alex Sandro, que trouxe ao Legislativo a intenção em homenageá-la.

Ela veio para Criciúma em 1960, já casada com Adão Matos, com quem teve quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos. Sempre trabalhou como costureira e dona de casa. Aos 33 anos ficou paraplégica devido a uma cirurgia de urgência para retirada de um tumor na medula. Adaptou-se à nova realidade e, apesar de suas limitações, continuou trabalhando como costureira e cuidando da educação de seus filhos.

Nunca se deixou abalar. Muito pelo contrário, encontrou forças, virou o jogo. Considerada uma pessoa de alto astral, sempre prestativa, conselheira e amiga de todos, em 2006 recebeu o convite para participar da Associação Vida Ativa São José, sendo eleita presidente da entidade. Em dois mandatos, se destacou pelo trabalho de ajuda, readaptação e inclusão dos cadeirantes na sociedade.  

Dentre suas conquistas estão: local para a sede da instituição junto à Cruz Vermelha, inauguração da sala de Fisioterapia, veículo próprio para transporte dos cadeirantes, fisioterapeuta todos os dias da semana, convênio com Unesc e estudantes de fisioterapia, verbas estaduais e municipais para manutenções e aquisições de equipamentos, encaminhamentos ao Hospital Sarah Kubitschek em Brasília/DF, visitas e apoio aos lesados medulares e suas famílias e comemorações festivas com objetivo de integração e inclusão, tornando a Associação Vida Ativa São José referência e modelo para toda região.

Praia Acessível

Maria Luiza Lessa Matos participou da implantação do projeto “Praia Acessível”, que disponibilizou duas cadeiras anfíbias para os cadeirantes tomarem banho de mar, projeto que acontece desde 2014 nos balneários Rincão e Arroio do Silva, o que permitiu à ela tomar banho de mar após 41 anos em cadeira de rodas.

Criou o bloco dos cadeirantes, que desfila na Escola de Samba Unidos do Arroio, no Carnaval do Balneário Arroio do Silva. Incluiu a Associação Vida Ativa São José nos desfiles do dia 7 de Setembro, através de um bloco de cadeirantes onde também desfilava.

Em 2016, participou da organização e desfilou no primeiro “Desfile de moda inclusiva”, evento destaque na região com participação de cadeirantes nas passarelas. Sua principal luta sempre foi em prol dos cadeirantes, para que eles tenham seus direitos respeitados como qualquer cidadão, amenizando um pouco a dor destas pessoas.

No dia 31 de março de 2016, recebeu a homenagem de “Mulher do Ano”, ação oferecida pela Câmara Municipal de Vereadores de Criciúma. Maria Luiza Léssa Matos amava a vida e priorizava muito a família. Foi uma mulher guerreira e, apesar das adversidades, nunca desistiu.

Ela faleceu em 1º de setembro de 2017, em Criciúma e foi sepultada em Araranguá, sua terra natal.

AMAN é declarada de Utilidade Pública

A AMAN (Associação dos Militares e Amigos do Nono) foi declarada como de Utilidade Pública. O projeto PL 76/18 de autoria dos vereadores Julio Colombo (PSB) e Zairo Casagrande (PSD) foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (3/9).

Fundada em 15 de agosto de 2012, constitui-se numa associação, de direito privado, sem fins lucrativos, dentre seus objetivos, destaca-se o fomento e desenvolvimento de atividades desportivas, buscando promover, organizar e dirigir a realização de atividades físicas, sociais, esportivas, de lazer, educação, cultura, turismo, dentre outras.

Vereador sugere limpeza no Bairro Próspera

O vereador Julio kaminski (PSDB) está solicitando, por meio de proposição, informações ao Chefe do Poder Executivo Municipal, sobre a data em que será realizada a limpeza e a roçada da Rua Guerra Junqueira, localizada no Bairro Próspera. Ele quer saber ainda se existe programação para limpeza constante dessa via, pois o mato tomou conta da rua. A proposição foi aprovada por unanimidade. 

Vereadora indaga sobre convênio com o Coral Show Criança Feliz

A vereadora licenciada Camila Nascimento (PSD) está questionando o Município de o mesmo está em débito com repasses de valores relativos aos convênios que possuía com o Coral Show Criança Feliz. Em sendo positiva a resposta, ela pede para encaminhar a planilha de débito, e informar se existe a possibilidade de realizar o repasse dos recursos em comento. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Pavimentação de via é solicitada

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) também entrou com requerimento questionando o Executivo se existe projeto para pavimentação da Rua Zulma Moraes de Oliveira, localizada no Bairro Distrito Industrial. “Caso o projeto exista, quando esta obra ficará pronta, e qual o cronograma para execução”, disse. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Juarez de Jesus assume por 30 dias

O segundo suplente de vereador da coligação PSD/PSB Juarez de Jesus assumiu, por 30 dias, como vereador. Ele fica no lugar da vereadora Camila Nascimento (PSD) que pediu licença. A posse ocorreu na tarde de hoje (3/9), na sala da presidência.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE