Manifestantes impedem saída de viaturas em 5 batalhões

10 Fev, 2017 17:53:21 - Brasil

Rio de Janeiro

Protestos de parentes de policiais militares impedem a saída de viaturas em cinco batalhões da região metropolitana do Rio de Janeiro, informou o relações públicas da Polícia Militar (PM), major Ivan Blaz. De acordo com o porta-voz, as manifestações já eram previstas, e a corporação tomou medidas para garantir o patrulhamento.

"Há um planejamento prévio que conseguiu colocar as viaturas nas ruas, de modo que hoje temos 95% do efetivo já pronto, atuando", disse Blaz. Os comandantes dos batalhões estão encarregados de negociar. "São unidades importantes em que seus comandantes estão lidando diretamente com os manifestantes para poder chegar a um lugar comum", acrescentou o porta-voz.

Segundo Blaz, os batalhões em que as manifestantes bloqueiam a saída são os da Tijuca, Jacarepaguá, Mesquita, Olaria e Choque.

Mulheres e mães de PMs se organizaram por redes sociais e chegaram ao Batalhão de Choque, às 4h. Com cartazes e garrafas de água mineral, elas permitem a entrada de viaturas, mas impedem a saída de policiais fardados.

Mulher de um policial militar, Ana* disse que a falta de pagamento de horas extras e décimo terceiro salário são as principais motivações da manifestação. "No Espírito Santo, eles estão reivindicando aumento. Nós não estamos pedindo nem isso. Estamos pedindo o pagamento do que nos devem, só isso".

Outra manifestante que não quis se identificar contou que é mãe de um policial militar e criticou as condições de trabalho, que, segundo ela, se agravam sem os pagamentos devidos.

"Já tive que doar sofá para colocar no alojamento para ele ter onde sentar", contou a manifestante. "Não assisto ao jornal, porque todas as vezes que se fala que mais um policial [morreu], abre-se um buraco aos meus pés."

O porta-voz da PM reconheceu que a tropa da Polícia Militar está insatisfeita com a falta de pagamentos. "Sem dúvida nenhuma, isso causa muita insatisfação na tropa. Isso é compreensível", disse Blaz.

Em frente ao 6° Batalhão de Polícia Militar, na Tijuca, manifestantes também impediam a entrada de policiais que voltavam de seu turno de trabalho. Populares que acompanhavam a manifestação hostilizaram jornalistas na porta do batalhão.

TEXTO: AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE