Manifestação em Brasília contra Temer repercute entre deputados

26 Mai, 2017 13:36:22 - Política

Florianópolis (SC)

O tumulto ocorrido no protesto intitulado Ocupa Brasília, na quarta-feira (24), pela saída de Michel Temer (PMDB) da Presidência da República, ganhou repercussão no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25). A mobilização organizada pela Frente Brasil Popular, com apoio de movimentos sociais e sindicais, teve como objetivo protestar contra as reformas da previdência e trabalhista, além de reivindicar a realização de eleições diretas antecipadas.

Houve confronto entre manifestantes e a Polícia Militar do Distrito Federal, pessoas feridas e depredações na Esplanada dos Ministérios.  No período da tarde, Temer autorizou a atuação das Forças Armadas para conter as manifestações, garantir a segurança e proteger prédios públicos.

Os deputados Dirceu Dresch (PT) e Cesar Valduga (PCdoB) voltaram a criticar as medidas tomadas pelo Governo Temer e a defender eleições diretas para a Presidência. “Temer quer reatar um antigo modelo político de desconstrução. Em uma manobra desastrosa de artificializar normalidade, ontem convocou o Exército para sitiar Brasília para a votação de medidas no Congresso que nunca foram debatidas pela sociedade. Não podemos ficar alheios ao que acontece em Brasília. Nosso povo clama para que Temer saia. Não existe outro caminho que não as eleições diretas”, disse Valduga.

Dresch comentou que estava entre os mais de 100 mil manifestantes na capital federal. “Acompanhei a mobilização, ela foi extraordinária. As centrais sindicais estavam juntas pela retomada da democracia, com eleições diretas. Esse é o caminho para retomar o desenvolvimento do país. Os gritos de ordem eram ‘Fora Temer’ e ‘Nenhum direito a menos’. Esse governo enlameado de corrupção quer empurrar goela abaixo reformas que prejudicam o trabalhador.”

Os parlamentares se manifestaram, ainda, sobre os atos de vandalismo registrados durante o protesto. “A prática de depredação feita por pessoas infiltradas não desmerece o ato. Delinquentes se aproveitaram da situação”, falou Valduga. Dresch fez questão de relatar o que presenciou. “Estive lá desde o primeiro momento, em que os participantes chegaram à Esplanada dos Ministérios. A polícia foi truculenta demais. Na primeira chegada já jogaram gás lacrimogêneo, e muito. Não precisa ser assim. Isso causou grande revolta. Fizeram um cerco muito forte aos congressistas e ao presidente golpista, ficamos há mais de mil metros de distância”, contou. “Os vândalos não eram do movimento. Essa meia dúzia de infiltrados não pode tirar o brilho dos mais de 100 mil manifestantes que foram lá defender direitos conquistados a duras penas”, complementou.

O deputado Antonio Aguiar (PMDB) também se pronunciou sobre as manifestações contra Michel Temer na capital federal. “Ontem assistimos a um ato de violência em Brasília. Onde já se viu incendiar um ministério? O problema é que nós temos que bancar as despesas dos estragos, inclusive as taxas sindicais, para uma manifestação de baderna. Não podemos pagar essa conta. Devemos reivindicar com tranquilidade, fazer de maneira ordeira. Parabéns a Michel Temer pelas medidas tomadas.”

Apoio do PSDB a Temer

No horário reservado aos partidos, Serafim Venzon ocupou a tribuna da Casa para reforçar a posição adotada pelo PSDB catarinense de apoiar o Governo Temer . “O PSDB tomou uma posição de cautela para dar sustentação ao governo de Michel Temer. O que se quer é preservar aquilo que temos de mais valoroso: nossa economia e nossas instituições. Maior do que os partidos é a nação brasileira. E o caminho não é destruindo, como ocorreu nas manifestações de ontem.”

O parlamentar também se manifestou favorável às reformas trabalhista e previdenciária. “As reformas que estão sendo feitas – trabalhista, terceirização, previdência – são, infelizmente, vistas por alguns como contra o trabalhador, mas podem ser vistas como boas. Acho que serão muito importantes no futuro para as pessoas menos favorecidas.”

Fruticultura

A apresentação de um projeto de lei que propõe uma política estadual para o fomento da fruticultura pautou o pronunciamento do deputado Natalino Lázare (PR) na tribuna. De acordo com o idealizador da proposta, o objetivo é incrementar a produção de frutas mediante criação de linhas específicas de financiamento para acesso a novas tecnologias do setor.

“Apresentamos o projeto na última segunda (22) ao governador e a matéria para transformar a região do Meio-Oeste no Vale das Frutas já tramita nas comissões da Casa. É preciso dar apoio público aos produtores para desenvolvimento dessa atividade. É uma alternativa econômica”, comentou. “Temos uma região muito próspera na área da fruticultura, com solo adequado, clima favorável e vocação de plantar frutas. Além da uva, temos uma produção forte de maçã, pêssego, nectarina e ameixa. E ainda temos um potencial muito grande a ser explorado”, acrescentou.

A iniciativa foi elogiada, em aparte, pelos deputados Gabriel Ribeiro (PSD), Dirceu Dresch e Cesar Valduga. Os parlamentares ressaltaram a relevância do fortalecimento da atividade para a geração de emprego e renda no estado.

Vinho catarinense

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) divulgou a 6ª Mostra do Vinho Catarinense, que neste ano será realizada no município de Videira entre os dias 14 e 16 de julho. Segundo o parlamentar, uma das novidades da programação é a rodada de negócios para comercialização dos produtos. “Videira é o berço catarinense da vitivinicultura. E, pela primeira vez, a mostra contempla o interior. Existe todo um trabalho no Vale do Rio do Peixe, mas o evento envolve todas as regiões do estado. Isso representa que essa cultura é determinante para vários municípios e famílias.”

A mostra será lançada no Parlamento catarinense em 31 de maio, em atividade alusiva ao Dia do Vinho Catarinense, celebrado no primeiro domingo do mês de junho. A data comemorativa integra o calendário oficial de eventos do estado desde 2009, conforme a Lei 14.711, originada de projeto de autoria do deputado. “O evento busca dar visibilidade ao vinho produzido no nosso estado. Santa Catarina é o segundo maior produtor do Brasil no campo da vitivinicultura, na produção da uva e derivados. Produzimos vinhos de extrema qualidade, com reconhecimento internacional. É preciso que haja mais incentivos para o desenvolvimento desse setor”, pontuou Baldissera.

Infraestrutura rodoviária do Meio-Oeste

Cesar Valduga reforçou o convite à população para participar de audiência pública que será promovida nesta sexta-feira (26), no município de Ouro. O objetivo é tratar das condições de trafegabilidade e perspectivas de investimentos nas rodovias SC-390, SC-355, SC-469, SC-467 e SC-150, que cortam a região do Meio-Oeste catarinense. O evento será realizado no Clube Floresta, a partir das 14 horas, por iniciativa da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa.

Adoção

O presidente e o vice da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc, deputados Serafim Venzon e Ismael dos Santos (PSD), comentaram durante a sessão sobre a celebração do Dia Nacional da Adoção nesta quinta-feira, 25 de maio.

Os parlamentares salientaram a importância da campanha “Adoção - Laços de Amor”, desenvolvida pelo Parlamento catarinense com o apoio de instituições parceiras. A proposta é diminuir o número de menores abrigados em programas de acolhimento no estado, estimulando adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças e adolescentes com deficiência. Além da sensibilização social, a iniciativa busca estabelecer medidas práticas que contribuam para desburocratizar os processos de adoção.

Incentivo ao esporte educacional

Antonio Aguiar defendeu, na tribuna, a elaboração de políticas públicas eficientes para incentivar o esporte educacional e mais investimentos na área. “A Unesco reconhece que, para cada unidade monetária investida em esporte, são economizadas três em gastos futuros com saúde.”

Ele apresentou dados que fazem parte do estudo “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015: Prática de Esporte e Atividade Física”, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre setembro de 2014 e setembro de 2015, os jovens e adultos com 15 anos ou mais de idade que não praticavam qualquer tipo de esporte ou atividade física eram 122,9 milhões de pessoas, o equivalente a 76% da população de 161,8 milhões de brasileiros nesta faixa etária. Do total, 70,1 milhões eram mulheres, o equivalente a 83,1% da população feminina do país de 15 anos ou mais por ocasião da pesquisa.

O parlamentar manifestou preocupação com os elevados índices de sedentarismo no país e frisou a importância da prática regular de atividades físicas na promoção de saúde e qualidade de vida. “O estudo é revelador e preocupante. Há um nítido problema de saúde relacionado ao sedentarismo. Precisamos investir em esporte educacional, visando ampla participação da população. Temos que aperfeiçoar a gestão das políticas, melhorar espaços e equipamentos públicos, garantir ambientes seguros para estimular a prática de atividade física.”

AGÊNCIA ALESC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal