• Manhã de bênçãos e inaugurações no Santuário do Coração de Jesus

Manhã de bênçãos e inaugurações no Santuário do Coração de Jesus

30 Abr, 2019 11:21:16 - Geral

Içara (SC)

Uma manhã de bênçãos e emoção foi a deste domingo, 28, quando a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. O dia começou com a chegada de vinte caravanas com as imagens do Padroeiro, além de fiéis, em sua maioria membros do Apostolado da Oração de diversas paróquias da Diocese de Criciúma.

Um presente para o Santuário

Em frente à Igreja da Agonia, o povo de Deus, junto ao Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e ao reitor, padre Antonio Vander da Silva, acolheu a presença do Cardeal e Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis. Dom Raymundo trouxe uma importante notícia para a Diocese: “Agradeço o convite para estar neste Santuário num dia tão significativo para este Santuário e para toda a Igreja. É uma alegria muito grande estar aqui. Na missa das 17 horas, vamos entronizar a imagem de Nossa Senhora Aparecida neste Santuário; uma réplica autêntica da imagem que apareceu no Rio Paraíba, daquela que é Padroeira e Rainha do Brasil. A missão de Maria é levar todos a seu Filho Jesus Cristo e fazer de nós discípulos missionários de Jesus”, disse com alegria o Cardeal, cuja notícia foi aclamada com palmas pelos presentes.

Caminho de bênçãos

As imagens dos quatro evangelistas – Marcos, Lucas, Mateus e João – foram as primeiras a ser abençoadas, em frente à Igreja da Agonia, também conhecida como Capela do Getsêmani. Em procissão, o povo caminhou até a Praça de Nossa Senhora, de onde acompanhou, no Caminho das Promessas, a bênção sobre as imagens que reproduzem as revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque. “Deus mostra o que tem de mais precioso a uma simples monja: um amor misericordioso, um amor eterno que estava sendo ultrajado. Muitos foram tocados por Ele. Nós não queremos seguir o individualismo e a indiferença, mas o amor, a acolhida e a misericórdia, que Deus revelou a nós através do Coração do seu Filho”, disse Dom Jacinto.

Logo após, no topo da colina do Santuário, houve a bênção sobre as imagens de São Pedro e de São Paulo, seguida pela bênção sobre os mais de 10.500m² de pavimentação com paver no pátio do templo. Neste momento, Dom Jacinto recordou o episódio bíblico em que Moisés encontra a sarça ardente. “Este chão é sagrado, porque todos que vêm aqui querem caminhar para a santidade”, pontuou o epíscopo. Em seguida, a procissão foi levada até a reprodução de duas grandes mãos que sustentam o Coração de Jesus, em frente ao Santuário. “O amor tem que ser a nossa grande esperança, o grande sinal que deve estar em nossos corações. Que todos nós saibamos olhar para os que mais necessitam: os pecadores, os doentes, os pobres e desanimados e os levemos aos corações de Jesus e de Maria”, pediu o Bispo.

Missa lotada

Mais de 2,5 mil pessoas participaram da solene celebração eucarística, presidida por Dom Jacinto e concelebrada por padre Vander e pelo padre Orlando Cechinel, que veio acompanhado pela caravana da Paróquia Santo Antônio, de Quarta Linha. “Ali, naquele ‘mundo’, está o que você quer encontrar, com Cristo!”, apontou padre Vander para o corredor central, quando foi entronizada a imagem do Sagrado Coração de Jesus, trazida dentro de um globo terrestre produzido com mais de 1 mil metros de ferro, que foi aberto diante de toda a assembleia no início da missa.

“Que nesta festa da Divina Misericórdia, ninguém vá para casa sem receber as bênçãos para o seu coração, para a sua família. Que todos recebam o presente que Deus envia do céu para nós, que o mundo não pode nos dar”, pediu Dom Jacinto.

Diante de todo o povo, o Bispo agradeceu a generosidade do casal Zefiro e Ana Giassi, doador do terreno do Santuário. “Vocês não só cuidam para que não falte alimento nos seus supermercados; pois aqui, se encontra o alimento para a alma”, disse o Bispo, que também manifestou gratidão ao reitor, padre Antonio Vander, por toda dedicação em tornar o projeto em realidade. “Nem vocês, nem eu, imaginávamos o que Deus queria fazer através de nós. Vocês nunca serão esquecidos pela misericórdia de Deus. E padre Vander tem esta grande liderança, Deus deu esta graça e este dom a ele. Como uma vez eu disse, profeticamente, ao governador, ‘neste santuário virão milhões de pessoas!’”, frisou o epíscopo.

Ao final da missa, o reitor apresentou as quatro obras que devem se tornar realidade em 2020, no Santuário: a construção do portal, a ser inaugurado no mês de abril; o campanário, com dez sinos lembrando os dez mandamentos; a pavimentação da avenida no interior do complexo e a loja de artigos religiosos, que contará com uma cafeteria para os peregrinos, esta última, com cem por cento do custo da obra doado por um casal. Dom Jacinto abençoou as pedras fundamentais, em forma de coração, da loja e do portal.

Mais missas hoje

O dia de celebrações continua com missas às 13h, com Dom Aparecido Donizeti (Bispo Auxiliar de Porto Alegre/ RS); às 15h, com Dom Odelir José Magri (Bispo de Chapecó/SC); às 17h, com o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis (Arcebispo Emérito de Aparecida/SP) e às 19h, com o cantor Padre Antônio Maria.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança