• Mané Tinheco recebe homenagem póstuma

Mané Tinheco recebe homenagem póstuma

16 Ago, 2016 15:41:18 - Política

Araranguá (SC)

A prefeitura inaugurou na manhã dessa terça-feira, dia 16, a academia pública de Saúde de Balneário Morro dos Conventos. Denominada “João Manoel Bitencourt - Mané Tinheco”, essa academia, situada na rua Francisco Zeferino, é uma homenagem póstuma a um ilustre morador das comunidades de Itoupava e de Balneário Morro dos Conventos. Com essa finalidade, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto de lei de autoria do vereador Aquiles Ghellere, Kila (PSB).

Mané Tinheco, que foi entre outras funções, um dos primeiros zeladores dos prédios de Balneário Morro dos Conventos, caracterizou-se pela disciplina, disposição e honestidade. Além disso, frequentemente ele fazia viagens com carroções deslocando-se de Araranguá até Porto Alegre para comercializar produtos cultivados na lavoura.

Outra peculiaridade dele eram suas caminhadas. Não importava a temperatura, vestindo seu inconfundível e bem alinhado terno azul marinho, ele percorria constantemente os 10 quilômetros que separam o Centro de Araranguá até Balneário Arroio do Silva. Embora recebesse muitas ofertas, relutava em aceitar caronas. As caminhadas faziam parte de sua rotina. Mané Tinheco sempre dizia que a alimentação saudável aliada a mente sã e movimentação do corpo eram essenciais para uma boa qualidade de vida.

Araranguaense, nascido em 25 de outubro de 1915, Mané Tinheco ficou viúvo em 2013 e faleceu um ano em seguida. Ele residiu inicialmente na comunidade de Itoupava, onde foi proprietário de um salão de baile e de um campo de futebol. Casou-se com Maria Gomes. O casal teve cinco filhos: João Manoel, Santino, Aurea (in memorian), Laura e Gilmar, 13 netos, 23 bisnetos e 15 trinetos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal