• Mandato de Excelência é apresentado em Encontro de Vereadores

Mandato de Excelência é apresentado em Encontro de Vereadores

15 Mar, 2017 17:45:11 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)


Foi lançado nesta quarta-feira (15), na ALESC, o portal do projeto Qualifica – Mandato de Excelência, junto com o livro de mesmo nome, de autoria do presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu. Os lançamentos aconteceram durante o Encontro Estadual de Vereadores 2017, que contou também com as palestras do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Marcus Tomasi, do presidente do TRE-SC e apresentação do site do projeto pelo pró-reitor de planejamento da UDESC, Leonardo Secchi.

 

O reitor da UDESC ressaltou a importância do papel da Universidade não só na formação de profissionais, mas também em outras ações, como na participação do Projeto Qualifica, ajudando a melhorar a vida de todos os cidadãos. A parceria entre a Udesc e o TRE-SC, além de outros órgãos, que resultou no Qualifica, é importantíssima. Vai ao encontro à meta da atual gestão da universidade, que é desencapsular a instituição, ou seja, estamos devolvendo para a sociedade os investimentos públicos em forma de projetos relevantes para a população", destacou. Marcus Tomasi apontou ainda que Santa Catarina "sai na frente com esse projeto inédito, que já foi reconhecido positivamente pela Justiça Eleitoral em nível nacional". 

 

Em seguida, foi a vez do professor Leonardo Secchi lançar oficialmente o portal e demonstrar a todos os 420 vereadores e assessores presentes no Encontro como funciona o site e quais são as funcionalidades disponíveis. Ele destacou que o público-alvo é composto principalmente pelos participantes do evento e também demonstrou o que pode ser útil no site, como a área de cursos a distância e o repositório de boas práticas. O professor citou também o Programa de Residência em Gestão Municipal (PGRM), enaltecendo a iniciativa e frisando que profissionais de todos os estados brasileiros se inscreveram para participar do edital.

 

Por fim, foi a vez do desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu falar sobre a importância da revisão do Pacto Federativo, tema também de sua palestra na terça-feira (14) no XV Congresso Catarinense de Municípios, e sobre a responsabilidade e poder que os vereadores têm, no sentido de mudar a história das comunidades locais e também da própria nação.

 

O Qualifica, segundo Cesar Abreu, surgiu para mudar a história do próprio TRE-SC, tornando-o um Tribunal que busca colaborar no desenvolvimento da comunidade, não só organizando as eleições, mas também articulando ações que visam fornecer ferramentas para melhorar o mandato de todos os candidatos eleitos. O presidente da Justiça Eleitoral catarinense ainda ressaltou que o livro, de mesmo nome do projeto, foi concebido como um aporte teórico para a iniciativa.

 

O Qualifica - Mandato de Excelência visa aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais

 

Durante a cerimônia, foi exibido ainda um vídeo explicativo sobre o projeto. O projeto, concebido pelo TRE catarinense e pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, é desenvolvido em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA, a Escola do Legislativo, a Ordem de Advogados do Brasil, o Governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Ministério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado, a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a União dos Vereadores de Santa Catarina e a Federação Catarinense de Municípios.

 

O Qualifica e alguns de seus parceiros


"É uma iniciativa inédita e que vai ajudar muito a melhorar a qualidade da gestão pública em Santa Catarina. Nosso Estado já lidera em uma série de indicadores econômicos e sociais no Brasil, mas não quando nos comparamos com a Europa, por exemplo. Tenho certeza que o projeto acelerará avanços nos municípios em áreas que são prioridade, como a Saúde e a Educação. A eficiência gera impacto" Deputado Gelson Merisio, presidente da Escola do Legislativo


“O projeto Qualifica é uma iniciativa que busca a conscientização da sociedade sobre ​o seu papel e o de seus representantes, fortalecendo a cidadania e o exercício responsável das funções públicas, passo importante para a consolidação da democracia em nosso País”, Paulo Brincas, presidente da OAB/SC. “Iniciativa louvável do TRE e de seu presidente, priorizando a necessidade de qualificação no exercício do mandato. O TCE/SC também se movimentou nesta direção, lançando na última segunda-feira, 13 de março, o Guia do Mandato” Luiz Eduardo Cherem, presidente do TCE/SC.


“Esse projeto vai ser importantíssimo. Por isso que nós, da UVESC, entendemos a importância de fazer essa parceria, para que possamos qualificar cada vez mais os nossos vereadores, trazendo para eles o aprendizado. Os vereadores precisam buscar a sua capacitação e qualificação para que, cada vez mais, prestem um serviço de excelência para as pessoas nos seus municípios”. Vereador Adelar José Provenci, presidente da UVESC


“O Portal é um esforço conjunto de oferecer a gestores, servidores municipais, vereadores e assessores qualificação prática e relevante, desenvolvida por especialistas. Além disso, nos propomos a premiar boas práticas e promover iniciativas que, por seus resultados para a sociedade, merecem apoio e reconhecimento. Em síntese, o Qualifica é um exemplo de união de distintas esferas da gestão pública em prol do bem comum” Júnia Soares, presidente da Fundação Escola de Governo ENA.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE