• Mais um agricultor de Maracajá recebe selo de produção orgânica

Mais um agricultor de Maracajá recebe selo de produção orgânica

08 Fev, 2019 16:17:51 - Geral

Maracajá (SC)

Mais um produtor rural de Maracajá, o segundo, garantiu selo de certificação de produção orgânica. "Estou muito feliz com a conquista deste selo, o alimento que produzo é limpo e não utiliza agrotóxicos, comprovadamente", comemora Lindomar de Almeida, produtor de hortaliças em 5 mil metros quadrados, na zona rural de Vila Beatriz, onde trabalha em regime de agricultura familiar com sua mulher. Sua produção é comercializada em supermercados da região e merenda escolar da rede municipal de ensino de Maracajá.

"Essa conscientização da importância da produção orgânica começa a ganhar corpo em Maracajá; tínhamos até agora apenas o agricultor Claudenir da Rocha, da comunidade do Cedro, que produz pitaia orgânica e Lindomar comprova que com determinação, técnica e respeito à natureza se tem um produto de valor agregado e de qualidade", comenta o engenheiro agrônomo da Epagri de Maracajá, Ricardo Martins.

Conforme Martins, Lindomar há mais de três anos trabalha na produção de alimentos sem agrotóxico e com ativa participação em grupos e capacitações de produtores orgânicos. Essa persistência e dedicação foram reconhecidos pela Certificadora Rede Ecovida de Agroecologia, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Ricardo Martins, salienta que "a linha de produção orgânica de frutas e hortaliças é promissora na região e tem o potencial de atingir nichos específicos em canais de comercialização". Lindomar, orientado pelo agrônomo da Epagri de Maracajá, utiliza diversas técnicas na produção orgânica, como adubação orgânica, rotação de culturas e adubação verde. Os produtos com certificado de produção orgânica são agrião, alface, almeirão, batata doce, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve folha, espinafre, moringa oleífera, repolho, rúcula e salsa. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal